Cultura: Biblioteca ‘Embarque na Leitura’ do Metrô já tem 6.524 usuários cadastrados

Acervo possui cerca de quatro mil volumes

qua, 20/04/2005 - 12h18 | Do Portal do Governo

Durante os sete meses de funcionamento da biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na estação Paraíso do Metrô, já foram cadastrados 6.524 usuários e retirados para empréstimos cerca de 23 mil livros.

A biblioteca, instalada próximo à plataforma da Linha 1-Azul, sentido Tucuruvi, possui acervo com cerca de quatro mil volumes, de gêneros variados, como Literatura brasileira e estrangeira, Filosofia, Religião, Sociologia, Artes, História e Geografia.

Entre os títulos mais procurados até o momento, estão: ‘Comédias para ler na escola’, de Luiz Fernando Veríssimo; ‘As Horas’, de Michael Cunningham; ‘O livro das religiões’, de Jostein Gaarder; ‘Sagrado’, de Dennis Lenhane e ‘O beijo da morte’, de Carlos Heitor Cony.

Do total de usuários da biblioteca ‘Embarque na Leitura’, cerca de 2/3 são mulheres e 1/3, homens. A maioria possui o Ensino Médio Completo e Curso Superior, em andamento e concluído.

O Metrô tem previsão de instalar uma nova biblioteca ‘Embarque na Leitura’ em meados desse ano, numa estação da Linha 3-Vermelha, na Zona Leste da Capital.

Eventos literários

Outra realização importante da biblioteca do Metrô é a promoção de eventos literários. Entre os principais nomes que já visitaram o local estão: Ruth Rocha (autora de ‘Marcelo, Marmelo, Martelo’, seu livro mais conhecido, que vendeu 1 milhão de exemplares) e Ignácio de Loyola Brandão (cronista e jornalista, autor de ‘O Homem que Odiava a Segunda-feira’, título que recebeu o prêmio Jabuti 1999).

Acervo em braille

Com atendimento diferenciado para deficientes visuais, a biblioteca oferece um acervo em braille composto por cinco títulos, entre eles a Bíblia Sagrada.

Os livros retirados têm prazo para devolução de 10 dias e podem ser entregues em qualquer horário, em uma caixa receptora instalada no local. Apenas um livro deixou de ser devolvido desde a inauguração da biblioteca.

Além do empréstimo gratuito de livros à população, a biblioteca promove eventos periódicos, como tarde de autógrafos, conversa com escritores e contadores de história.

Cadastramento

Para se cadastrar, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais. Somente poderá ser retirado um livro por vez.

O horário de funcionamento da biblioteca é das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.

Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.