Cultura: Biblioteca da ONG Núcleo Cultural Força Ativa recebe doação de livros

Esse é o 1º Lote do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores

ter, 12/08/2003 - 14h08 | Do Portal do Governo

A Secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin, realizou nesta terça-feira, dia 12, a primeira doação de livros do Projeto São Paulo: Um Estado de Leitores, para a biblioteca do Núcleo Cultural Força Ativa, uma Organização Não Governamental de Cidade Tiradentes.

Foi a história do Núcleo que motivou a secretaria a iniciar a distribuição por lá. O Força Ativa foi fundado em 1995 pelos meninos do grupo de rap Juventude Armada. A idéia de montar uma biblioteca surgiu com o sucesso da música Vamos Ler Um Livro, apresentada pelo grupo nas escolas públicas locais.

Ao mesmo tempo que o rap era um convite à leitura, evidenciava a dificuldade de acesso ao livro na comunidade, seja por falta de dinheiro ou por falta de bibliotecas públicas. Naquela época, não existia nenhuma biblioteca no distrito e os meninos resolveram fundar a primeira. Em 1998, a primeira e única biblioteca comunitária de Cidade Tiradentes foi inaugurada, graças a doações de estantes, livros e até de uma sala para abrigá-la.

Hoje o Força Ativa tem um acervo de quase dois mil livros e cerca de 1.500 associados. Esta é a única biblioteca para atender aos quase 200 mil habitantes.

Cidade Tiradentes: distrito de 11 bairros, localizado no extremo leste da cidade de São Paulo, tem 40.299 domicílios permanentes e 162.653 moradores, 44,07% em idade entre 0 e 18 anos. É o 13º distrito mais populoso da capital e o 8º pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os 96 distritos que compõem o município de São Paulo. (Dados do Sposati – Mapa da Exclusão/Inclusão Social da Cidade de São Paulo – 2000; PUC-SP; Inpe – 2000)

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.br

GB