Cultura: Banda Sinfônica Jovem apresenta-se no Memorial da América Latina

Evento é gratuito

ter, 07/10/2003 - 20h26 | Do Portal do Governo

A Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo apresenta, de sábado, dia 11, a segunda-feira, dia 13, o concerto Fantasia, sob a regência da maestrina Mônica Giardini e solo de piano com Daniel Mattos. O espetáculo será no Memorial da América Latina e terá entrada franca.

No repertório, a Banda exibe O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky; Os Pinheiros de Roma, de Ottorino Respighi; O Aprendiz de Feiticeiro, de Paul Abraham Dukas; O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky; e Rhapsody in Blue, de George Gershwin.

Compositores consagrados

Em suas apresentações executa arranjos de compositores consagrados e composições originais para banda sinfônica, inserindo esporadicamente obras do repertório popular.

A Banda Sinfônica Jovem contou, em seus espetáculos, com participações especiais de músicos famosos como Wagner Polistichuk, Hector Costita, Donald Smith e Naná Vasconcelos. Participou, também, de eventos importantes – Festival de Inverno de Campos do Jordão, Verão Sinfônico do Guarujá e Ópera Nabuco.

A orquestra executou a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin além do concerto Paulistana – Retrato de uma cidade, obra composta por Billy Blanco.

Criada há 14 anos

Criada em 1989 e integrada aos corpos estáveis do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, a banda é formada por 70 músicos. Em sete anos de atividades, desenvolveu programações variadas das quais consta o repertório erudito de vários períodos históricos.

O Memorial da América Latina fica na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – capital.

Da Secretaria da Cultura

M.J.