Cultura: Banda Sinfônica inicia gravação de CD internacional

CD será gravado com obras de compositores brasileiros

ter, 15/04/2003 - 20h20 | Do Portal do Governo

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP), da Secretaria de Estado da Cultura, grava, de 22 a 25 de abril um CD com obras de compositores brasileiros com lançamento previsto no Brasil, Europa e Estados Unidos. As gravações serão feitas no Memorial da América Latina e a regência é dos maestros Daniel Havens e Érica Hindrikson. A direção geral é do maestro Dario Sotelo.

O repertório inclui:

‘Abertura Dramática’, de Alexandre Fracalanza, escrita em 2000 e vencedora do I Concurso de composição BSESP realizado em 2001. O título se refere não só ao caráter agitado e agressivo do começo da obra, mas também à justaposição de seções mais serenas e líricas que resultam em um jogo de idéias musicais bem contrastantes.

‘Rapsódia Latina’, de Ciro Pereira, obra escrita originalmente para orquestra e que recebeu a versão para banda sinfônica feita pelo próprio compositor para ser apresentada pela Banda na 9 ª Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Califórnia , em 1999.

‘Suite Tropical’, de Ronaldo Miranda, escrita em 1990. Trata-se da primeira obra encomendada e escrita especialmente para a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Seus quatro movimentos- Alvorada, Romaria, Crepúsculo e Cantoria – descrevem musicalmente paisagens e festas da cultura brasileira.

‘Harpia’, de Daniel Havens. Teve sua estréia internacional em 1987 na 8 ª WASBE, na Áustria. A obra é um lamento ecológico e uma exaltação à grandiosidade da natureza que, mesmo ameaçada pelas mãos do homem, resiste soberana.