Cultura: Banda Sinfônica do Estado resgata trilhas sonoras do cinema brasileiro

Músicos se apresentam nesta quarta-feira, dia 13, no Teatro Sérgio Cardoso

qua, 13/10/2004 - 10h17 | Do Portal do Governo

Existe um tesouro pouco observado quando se pensa em preservar a memória do cinema paulista e brasileiro: as trilhas sonoras. Nomes importantes da música popular e erudita brasileira de diferentes gerações deixaram seu talento registrado em produções importantes nos últimos 50 anos. Infelizmente, porém, quase nada foi registrado em disco e as composições sequer sobreviveram as partituras usadas no calor da produção. Muitos desses filmes nem mesmo foram transpostos para os formatos de VHS ou DVD.

Um projeto inédito e precioso da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo – em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a rede 2001 Vídeo – acaba de resgatar parte dessa história. O resultado será levado ao público esta semana em três eventos da série Cine Clube Paulista. Hoje, às 21h, no Teatro Sérgio Cardoso, a Banda Sinfônica apresenta doze obras reinterpretadas sob regência de Érika Hindrikson.

Durante a execução musical ao vivo da Banda Sinfônica, será exibido um documentário criado especialmente para o evento. Na quinta, a 2001 Vídeo realiza em seu auditório na megaloja Sumaré uma palestra sobre a música no cinema, com as participações já confirmadas do diretor Ugo Georgetti e do compositor Arrigo Barnabé. Ao mesmo tempo, o MIS realiza uma mostra com cinco filmes que tiveram suas trilhas resgatadas.

As músicas reorquestradas e compostas por Acchili Picchi formam um repertório que é uma verdadeira viagem pela história do cinema criado em São Paulo. A seleção final reuniu os compositores que participaram de um bom número de obras-primas: Alexandre Gnatalli/Abigail Moura (Mãos Sangrentas), Enrico Simonetti (Na Senda do Crime), Gabriel Migliori (O Cangaceiro), Francisco Mignone (Sinhá Moça), Alexandre Gnatalli (O Grande Momento), Radamés Gnatalli & Adoniran Barbosa (Eles Não Usam Black Tie), Lívio Tragtenberg (São Paulo Symphonia da Metrópole), Passoca (A Marvada Carne), André Abujamra (Castelo Ra-Tim-Bum), Cláudio Petraglia (São Paulo S.A.) e John Neschling (Beijo da Mulher Aranha e Pixote).

Banda Sinfônica do Estado – Cine Clube Paulista
Data: Quarta-feira, 13 de outubro de 2004
Horário: 21 horas
Local: Teatro Sérgio Cardoso: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. (11) 288-0136
Ingresso: R$ 20,00

Da Secretaria de Estado da Cultura