Cultura: Ballet Stagium é a atração do Theatro São Pedro

Apresentações vão desta quinta-feira, dia 3, a domingo, dia 6

qui, 03/06/2004 - 8h50 | Do Portal do Governo

Confira, de hoje, quinta-feira, 3 de junho, a domingo, dia 6, a série de três coreografias do Ballet Stagium, no Theatro São Pedro. São elas: Uirapuru, Choros –Estudos Brasileiros e Batucada. A direção geral é de Marika Gidali e Décio Otero.

Uirapuru é um poema coreográfico em um ato, concebido com argumento e música de Heitor Villa-Lobos. A história, extraída de lenda brasileira, mostra o “índio feio” que deseja o amor da “índia bonita” imitando o canto do Uirapuru, deus do amor transformado em pássaro. Vale lembrar que a composição é uma das primeiras obras de Villa-Lobos e dá início a uma linguagem orquestral própria. Com impressionante riqueza de detalhes. A partitura retrata o ambiente da selva brasileira e seus habitantes naturais – os índios.

Choros – Estudos Brasileiros nº 6 tem linha melódica saltitante e contra-pontada. Executada com vários instrumentos de sopro, violões e cavaquinhos, a peça acabou ganhando vocais ligados ao samba. A trilha musical une ainda composições de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Catulo da Paixão Cearense, Joaquim Callado, João de Barro, Octaviano Pitanga, Lina Pesce, Cartola e Zequinha de Abreu.

Batucada mostra um gestual irreverente e uma ironia bem-humorada. Descobre-se, em cada quadro da peça, a perfeita integração do erudito com o popular – com músicas de Luciano Perroni e percussão de mestre André e sua bateria.

Ballet Stagium
De 03 a 06 de junho – quinta a sábado, 21h – domingo, 18h
Ingressos: R$ 20,00 e R$10,00 meia entrada.

Theatro São Pedro
R. Barra Funda, 171 – Metrô Marechal Deodoro.
Bilheteria: (11) 3667-0499.
Acesso a portadores de deficiência física.
www.teatrosaopedro.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.