Cultura: Auto da Esperança comemora o Natal no Mosteiro São Bento

Exibições serão nos dias 22 e 23, às 20 horas

sex, 19/12/2003 - 20h27 | Do Portal do Governo

Celebrando os 450 anos de São Paulo, a Secretaria da Cultura, em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte, promove um espetáculo inédito no Mosteiro de São Bento: o Auto da Esperança, com 100 atores representando o nascimento de Jesus.

São duas apresentações no local, na segunda-feira, dia 22 e na terça-feira, dia 23, às 20 horas. Segundo o diretor-artístico do Auto, Toninho Macedo, o Auto foi um importante elemento de catequização e evangelização, principalmente no fim da Idade Média.

De acordo com ele é a primeira vez no Brasil que esse modelo medieval de catequese é realizado em uma igreja. O trabalho é resultado de 15 anos de pesquisas sobre o tema. Ocupando toda a nave e o presbitério da Catedral, o espetáculo conta a história do nascimento de Jesus em oito jornadas (divisões cênicas) com atores e cantores.

No elenco, há artistas profissionais e amadores de sete a 70 anos, além de músicos, sanfonas, violas, 40 integrantes do Balé Juruá e 40 meninos do Coro Infantil de São Caetano. Ao todo, serão executadas 29 músicas, sob direção de Ari Colares. Cenografia e iluminação foram estudadas para incorporar características arquitetônicas do Mosteiro de São Bento. O evento tem o patrocínio da Petrobrás, Sesc SP e Uninove.

Auto da Esperança será exibido, nos dias 22 e 23, às 20 horas, no Mosteiro de São Bento, no Largo São Bento. A entrada é franca.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura/L.S.