Cultura: Auto da Esperança comemora o Natal dos 450 anos de São Paulo

Evento celebrará também o Jubileu de Ouro da Catedral

qui, 18/12/2003 - 17h50 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte, abre nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 20 horas, as comemorações dos 450 anos de São Paulo com um espetáculo inédito na Catedral da Sé: o Auto da Esperança, com 100 atores representando o nascimento de Jesus. O evento celebrará também o Jubileu de Ouro da Catedral, comemorado a 25 de janeiro junto com o aniversário da cidade. O espetáculo terá outras duas apresentações no Mosteiro de São Bento.

Segundo o diretor-artístico do Auto, Toninho Macedo, o Auto foi um importante elemento de catequização e evangelização, principalmente no fim da Idade Média. De acordo com ele é a primeira vez no Brasil que esse modelo medieval de catequese é realizado em uma igreja. O trabalho é resultado de 15 anos de pesquisas sobre o tema. Ocupando toda a nave e o presbitério da Catedral, o espetáculo conta a história do nascimento de Jesus em oito jornadas (divisões cênicas) com atores e cantores.

No elenco, há artistas profissionais e amadores de sete a 70 anos, além de músicos, sanfonas, violas, 40 integrantes do Balé Juruá e 40 meninos do Coro Infantil de São Caetano. Ao todo, serão executadas 29 músicas, sob direção de Ari Colares. Cenografia e iluminação foram estudadas para destacar a arquitetura dos espaços usados. No Mosteiro de São Bento, a cenografia incorpora características arquitetônicas. Na Catedral, a iluminação privilegia o espaço recém-reformado. O evento tem o patrocínio da Petrobrás, Sesc SP e Uninove.

Auto da Esperança na Sé
De 18 a 20, quinta, sexta e sábado, às 20 horas.
Dia 21, domingo, às 15h e às 20 horas.

CATEDRAL DA SÉ
Praça da Sé, s/nº. Entrada franca

Auto da Esperança no Mosteiro
Dias 22 e 23, segunda e terça, às 20 horas

MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Largo São Bento, s/nº. Entrada franca