Cultura: Atrações nacionais e internacionais neste final de semana no Festival de Inverno de Campos

Confira as principais atrações promovidas pela Secretaria da Cultura

qui, 10/07/2003 - 18h55 | Do Portal do Governo

Coro da Orquestra Sinfônica do Estado, Jazz Sinfônica, Banda Sinfônica Jovem, Orquestra de Cordas do CDMCC, Quinteto Metalessência e Música de Câmara de Mestres nacionais e internacionais são as atrações deste final de semana, de 10 a 13 de julho, no Auditório Cláudio Santoro, dentro da programação do 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.

Na Praça do Capivari, o palco é do Grupo Brasil Metal neste sábado, dia 12, e da Orquestra Sinfônica de Santo André no domingo, dia 13. As apresentações acontecem às 14h30. Finalmente, na Igreja São Benedito, a Orquestra de Câmara da UNESP, que se apresenta neste sábado, e o Coral da Boca Prá Fora, no domingo, mostram seu repertório a partir das 11 horas.

O Coro da Orquestra Sinfônica, regido pela maestrina Naomi Munakata, apresenta nesta sexta, dia 11, às 21 horas, a célebre de Carl Orf – Catulli Carmina, que será, inclusive, tema de debate no sábado, dia 12, às 14 horas, no Hall do Auditório Cláudio Santoro, com transmissão ao vivo pela Rádio Cultura.


Catulli Carmina – Carl Orf

Nascido em Munique, numa família de oficiais militares voltados aos estudos científicos e históricos, e grandes amantes da música, Carl Orf recebeu uma formação musical e humanística apurada. Autor de inúmeras obras, ao longo de quase 60 anos, sua celebridade como compositor deve-se a Carmina Burana (Poemas do Mosteiro de Benediktbeuern), de 1937, estreada no mesmo ano, em pleno regime nazista. Em 1943, o compositor procurou reviver o sucesso alcançado por Carmina Burana, produzidos os Catulli Carmina, jogos cênicos, em três atos, para solistas e coro, acompanhados por uma orquestra de quatro pianos e instrumentos de percussão, inspirada no acompanhamento d’ As Bodas de Stravinsky.

Antes do primeiro ato, o Prólogo é um coro de jovens romanos que cantam a eternidade do amor, sobre as palavras gregas Eis aiona (Para sempre) e sobre os versos latinos altamente eróticos. Ao final, velhos riem de crença dos jovens e os convidam a ouvir os Poemas de Catulo, para se convencerem da efemeridade do amor.

  • Primeiro ato: Catulo declara seu amor por Lesbia. Ela, no entanto, após corresponder, abandona Catulo assim que ele adormece, e vai para a taberna. Ao acordar, Catulo se desespera.
  • Segundo ato: Catulo dorme frente à casa de Lesbia. Em sonho vê Lesbia nos braços de Caelus, seu amigo.
  • Terceiro ato: Catulo procura a cortesã Ipsitilla, mas lhe oferecem a feia Ammiana. Procura Lesbia entre as cortesãs e clientes, mas , desiludido, decide abandoná-la. Lesbia, desesperada, volta para sua casa.
  • Epílogo: Os poemas de Catulo parecem não ter exercido nenhum efeito sobre os jovens: de novo inflamados, voltam ao amor com renovado ímpeto.

    Orquestra Jazz Sinfônica – Cyro Pereira

    A Orquestra Jazz Sinfônica, regida pelos maestros Cyro Pereira e João Maurício Galindo vai interpretar, no sábado, dia 12, às 21 horas, no Auditório Cláudio Santoro, composições de Nelson Ayres, Villa Lobos, Radamés Gnatalli e do próprio Cyro Pereira, um dos mais versáteis maestros da atualidade. Está na ativa desde 1947, quando escreveu seu primeiro arranjo orquestral. Foi o diretor de orquestra dos festivais da Tv Record, permanecendo 24 anos nessa emissora.

    Como compositor de música erudita, teve seu quarteto de cordas estreado pelo Quarteto Municipal em 1973 e seu concertino para Zimbo Trio e Orquestra do Teatro Cólon, de Buenos Aires, sob a regência de Simon Blech. Entretanto, ele é mais conhecido por sua parceria com Mário Albanese na criação de Jequibau, que teve dezenas de gravações no mundo inteiro.


    Cartoons – A Música dos Desenhos Animados de todos os Tempos

    Quem não se lembra das músicas dos Flintstones, Pantera Cor de Rosa, Banana Split, Wallygator e tantos outros temas dos desenhos animados? A Banda Sinfônica Jovem, regida pela maestrina Mônica Giardini preparou um repertório especial para o domingo, dia 13, às 11 horas, no Auditório Cláudio Santoro. Os arranjos são de Hudson Nogueira, Villani-Côrtes, Alaílton Assumpção e Alexandre Daloia.


    Orquestra de Cordas do Conservatório de Tatuí e Quinteto Metalessência

    No domingo, às 17 horas, também no Auditório Cláudio Santoro, o palco é da Orquestra de Cordas do Conservatório de Tatuí e do Quinteto Metalessência, tendo como solista convidado o trompetista canadense Fred Mills. O repertório inclui composições de Fasch, Vivaldi, Haendel, Villa Lobos, Bernstein, Gershwin e Anderson.


    34º Festival de Inverno de Campos do Jordão

    Programação de 10 a 13 de julho

    Auditório Cláudio Santoro

  • Quinta-feira, dia 10
    – 21 horas – Música de Câmara de Mestres Nacionais e Internacionais

  • Sexta-feira, dia 11
    – 21 horas – Coro da Orquestra Sinfônica do Estado

  • Sábado, dia 12
    – 14 horas – Debate sobre a obra de Carl Orf e a apresentação do Coro da OSESP
    – 21 horas – Orquestra Jazz Sinfônica

  • Domingo, dia 13
    – 11horas – Banda Sinfônica Jovem – Cartoons
    – 17 horas – Orquestra de Cordas do Conservatório de Tatuí e Quinteto Metalessência

    Ingressos: (11) 6846-6000


    Praça do Capivari

  • Sábado, dia 12
    – 14h30 – Brasil Metal

  • Domingo, dia 13
    – 14h30 – Orquestra Sinfônica de Santo André


    Igreja São Benedito

  • Sábado, dia 12
    – 11 horas – Orquestra de Câmara da Unesp

  • Domingo, dia 13
    – 11 horas – Coral da Boca Pra Fora