Cultura: Artistas inauguram exposição no Centro Universitário Maria Antônia

Visitantes poderão conferir os trabalhos até o dia 16 de março

qua, 15/01/2003 - 10h04 | Do Portal do Governo

A partir do dia 13 de fevereiro, às 20 horas, o Centro Universitário Maria Antônia inaugura exposição dos artistas Antônio Lizárraga, Eliane Prolik, Ana Paula Oliveira, Renato Madureira e Paulo D´Alessandro. Os visitantes poderão conferir até 16 de março, na Capital, com entrada franca, nomes da arte brasileira que apresentarão trabalhos produzidos entre 2000 e 2003, com predominância de pinturas e desenhos realizados com resina e pigmento.

Da exposição de Eliane Prolik fazem parte duas obras pertencentes à série “Capulus”. São esculturas que entrelaçam-se junto ao espaço; longos cordões realizados em aço inox, cujos segmentos se articulam de modo semelhante ao de uma corrente. Os objetos originais são ferramentas culinárias e cabos de utensílios, que perdem o aspecto de extremidade, substituído pela idéia de desencadeamento.

A exposição “Escultura-Desenho”, de Renato Madureira, é composta de duas esculturas e dois desenhos que utilizam elementos de arquitetura. A ação em forma de fissura sobre a parede recebe a tinta que transborda em linhas pendentes, guiadas pela gravidade, potencializando o espaço.

Paulo D´Alessandro apresenta fotos de ruínas/construções das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Elas proporcionam uma reflexão sobre a construção do tempo e espaço da história desses municípios pelo meio fotográfico.

Ana Paula Oliveira trabalha com materiais como sabão, gel translúcido e graxa. Será apresentada uma obra que consiste em duas massas de graxa sustentadas por tábuas de madeira, que se mantêm suspensas por ganchos nas paredes.

Centro Universitário Maria Antônia

O conjunto dos edifícios da Rua Maria Antônia, 294 abrigou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, de 1949 a 1968. Nele estudaram personalidades brasileiras da política, cultura e ciência. Invadido e destruído em outubro de 1968, foi palco de importante batalha pela reimplantação da democracia no País.

Depois do confronto, a Faculdade foi transferida para a Cidade Universitária e, em 1985, o prédio principal foi tombado pelo Condephaat por sua importância histórica. O conjunto foi reaberto em 1993, como Centro Universitário Maria Antônia e tem espaços de exposição, salas de aula, oficinas de arte e o Teatro da USP (Tusp).

Serviço
Centro Universitário Maria Antônia
www.usp.br/mariantonia
Correio eletrônico – mariantonia@edu.usp.br
Visitas – segunda a sexta-feira, das 12 às 21 horas – finais de semana e feriados, das 9 às 21 horas.
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque
Tel.: (11) 3255-5538

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa do Centro Universitário Maria Antônia

A.M.