Cultura: Arquivo do Estado tem mais dois projetos aprovados

Documentos especiais poderão ser colocados para concultas

ter, 12/07/2005 - 9h22 | Do Portal do Governo

A supervisão do Arquivo do Estado comemora a aprovação de mais dois importantes projetos para a preservação da memória de São Paulo. Preservação e guarda dos Arquivos Especiais e Democratização da memória histórica da criança e do adolescente: preservação e organização do conjunto documental Juízo dos Órfãos contam com o programa Apoio a Museus, da Fundação Vitae e do Ministério da Cultura da Espanha.

Com a aprovação do primeiro, o depósito de guarda do Arquivo do Estado será equipado com armários deslizantes e monitores de temperatura e umidade. Os documentos especiais também receberão tratamento técnico-arquivístico, disponibilizando-os, assim, à consulta pública.

Já Democratização da memória histórica da criança e do adolescente: preservação e organização do conjunto documental Juízo dos Órfãos foi aprovado pelo Programa de Apoyo al Desarrollo de Archivos Ibero Americanos do Ministério da Cultura da Espanha. O projeto visa proporcionar tratamento arquivístico e de preservação para dez séries do fundo Juízo dos Órfãos. Essas séries têm um conjunto documental de 723 processos, com mais de 28.900 páginas datadas entre os anos de 1680 a 1924.

Arquivo do Estado
De terça a domingo, das 9h às 17h. Grátis
R. Voluntários da Pátria, 596. Metrô Tietê. Tel.: (11) 6221-4785
Acesso a portadores de deficiência.
www.arquivodoestado.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.