Cultura: Arquivo do Estado revela dramas humanos pelas lentes de Sebastião Salgado

Mostra fotográfica 'Êxodos' permanece em cartaz até 4 de maio

qua, 16/04/2003 - 9h35 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura


O Arquivo do Estado, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, abre hoje, às 21 horas, a exposição “Êxodos”, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Considerado um dos maiores fotógrafos da atualidade, Salgado se consagra pelo árduo trabalho de revelar detalhes das situações mais drásticas da vida e do sofrimento humano. Fruto da condensação de dois de seus livros, Êxodos e Êxodos de Crianças, esta mostra traz 24 painéis, com dimensões de 70 X 80 cm, apresentando imagens em preto e branco de populações exiladas e desterradas, dispersas pelo mundo.

Integram a coletânea imagens marcantes do final da década de 90, que se mostram extremamente atuais por revelar o forte conteúdo dramático e de denúncia, especialmente em tempos difíceis e desumanos de guerra. Criança Ianomani, Roraima/1998, Imigrantes Clandestinos em Vagões de Trens, México/1998, Refugiado Hutu, Zaire/1997, e Criança no centro de Órfãos das Tribos de Bihar, Índia/1997, são algumas das fotos expostas.

A mostra permanece em cartaz até 4 de maio, de terça a domingo, das 9 às 17 horas, exceto no período de 18 a 21 de abril e 1º de maio, quando o local permanecerá fechado em virtude dos feriados nacionais. As escolas que desejarem poderão solicitar visitas monitoradas, bastando agendamento prévio por telefone.

Exposição Êxodos, de Sebastião Salgado
Galeria do Arquivo do Estado
Rua Voluntários da Pátria, 596 (próximo ao Metrô Tietê) – São Paulo/SP
Telefone: (11) 6221-4785
Visitação: de 16 de abril a 4 de maio, de terça a domingo, das 9 às 17 h
Entrada franca

(LRK)