Cultura: Arquivo do Estado lança livro sobre imigração alemã

Nesta sexta-feira, dia 22, às 19h30

qui, 21/08/2003 - 18h49 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 22, será lançado pelo Arquivo do Estado e Imprensa Oficial o livro ‘Uma São Paulo Alemã’ – Vida quotidiana dos imigrantes germânicos na região da capital (1827-1889) – da historiadora Silvia Cristina Lambert Siriani. A obra retrata a presença dos alemães na paisagem urbana da Capital paulista, no período entre 1827 e 1889, e a contribuição deles na transformação e evolução da cidade.

O trabalho mostra de forma interessante e sutil o cotidiano dos imigrantes, característica marcante da obra. A história social da imigração alemã em São Paulo durante o século XIX representa um momento de grande movimentação, com a rearticulação de valores e costumes para essas pessoas que deixaram seu país e enfrentaram mudanças intensas acarretadas pela vida em outro país.

A autora começou sua pesquisa em torno do tema durante um trabalho como bolsista de aperfeiçoamento pelo CNPq. Descendente de belgas, franceses e italianos do Vêneto e da Calábria, intensificou os estudos sobre a imigração, inicialmente voltados para os povos italianos, judeus e japoneses. Quando constatou o número significativo de imigrantes alemães entre os inventariados, adotou o tema como enfoque principal, o que resultou na sua tese de mestrado.

Foram quatro anos de trabalho e o resultado é uma obra em que a autora percorre os motivos que conduziram os povos de origem germânica em sua aventura para o Brasil, as estratégias de sobrevivência, seus hábitos, os crimes cometidos, o convívio com os conterrâneos e com a população local.

Nesse trabalho, Sílvia utilizou recursos da história, da antropologia, da sociologia e da psicanálise para revelar todos os aspectos da vida dos alemães em São Paulo. Entre as curiosidades, a autora destaca o senso peculiar de oportunidade que marcou a exploração dos meios de subsistência por parte desses colonos, que se engajaram em várias atividades econômicas, de agricultor ou cocheiro de bonde ao médico e engenheiro.

SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Uma São Paulo Alemã’ –
Silvia Cristina Lambert Siriani
Club Transatlântico, Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio
Dia 22, 19h30
328 páginas – R$ 37,00

da Secretaria da Cultura

GB