Cultura: Antigo prédio do Dops abriga novo centro cultural da Capital

Inauguração será nesta quinta-feira

qui, 04/07/2002 - 10h45 | Do Portal do Governo

O prédio do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), no Largo General Osório, símbolo da época da ditadura no país, será reaberto hoje, desta vez como centro cultural. No local onde ficavam as celas funcionará o Memorial da Liberdade, que contará com exposições permanentes de fotos e artes plásticas relacionadas ao tema, como cidadania, direitos humanos e democracia. Um grande acervo de fichas, prontuários e depoimentos de pessoas que passaram por lá ou tiveram seu nome registrado na época da ditadura poderá ser consultado por pesquisadores. O local também abrigará o Museu do Imaginário do Povo Brasileiro, que vai contar a história por meio da arte de nossos povos nativos, os índios.

No evento de inauguração, serão abertas três exposições: Cotidiano Vigiado, que conta a história do Dops; Intolerância, com telas de Siron Franco; e Cidadania – 200 anos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, com quadros de 30 artistas brasileiros, inspirados nos direitos humanos.

Ao entregar a restauração do antigo prédio do Dops, a Secretaria de Estado da Cultura consolida sua política de revitalização do centro velho de São Paulo por meio das ‘Âncoras Culturais’ – imóveis históricos resgatados para a difusão cultural, que vem modificando para melhor a qualidade urbana e de vida da região. Estes dois espaços culturais se somam, agora, à Sala São Paulo e a Estação das Artes, no Complexo Cultural Júlio Prestes, e à Pinacoteca do Estado.

Data: Quinta-feira, dia 4 de julho de 2002
Horário: 20 horas
Local: Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo – SP