Cultura: Antiga Basílica de Aparecida será restaurada

Obra respeitará recomendações do Condephaat

ter, 19/08/2003 - 15h09 | Do Portal do Governo

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado – Condephaat aprovou obras de restauro da antiga Basílica de Aparecida, na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba.

As intervenções a serem realizadas contemplam a substituição integral dos pisos nos pavimentos térreo e superior, substituindo a padronagem diversificada existente por uma homogênea; substituição integral dos azulejos, retirando-se as peças utilizadas em diferentes épocas; pintura das paredes com utilização de cores neutras – branco ou bege – na capela-mor e restauração dos entalhes de madeira, hoje camuflados por cores fortes tanto nas peças entalhadas como nas paredes adjacentes.

A restauração deverá respeitar recomendação do Condephaat na disposição das Telas da Via Sacra. Elas deverão ser limpas e restauradas, mas realocadas, de forma a permitir melhor apreciação pelo público e não interferir na leitura espacial da nave e visualização dos elementos das colunas. Com a mudança na disposição das 14 telas da Via Sacra, o projeto luminotécnico deverá ser adaptado à nova exposição das obras.

A Basílica de Nossa Senhora de Aparecida foi tombada em abril de 1982. Dados históricos do tombamento indicam que o povoado de Aparecida organizou-se a partir da construção de uma capela, em 1744, destinada a abrigar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, encontrada por pescadores no Rio Paraíba, em 1717. Um século depois de construída esta capela, em taipa, no Morro dos Coqueiros, foi criada a freguesia de Aparecida, em 1842 e, o município, em 1928.

Em 1884, foram autorizadas obras de uma nova igreja, com a colaboração do arquiteto e pintor alemão Thomas Driendl, autor dos seis painéis da cornija. A Basílica, inaugurada em 1888, foi ornamentada com talhas de madeira ricamente trabalhadas, como a dos balaústres dos guarda-corpos do pavimento superior, voltados para a nave.

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Fale com a gente: contato@cultura.sp.gov.br
Site: www.cultura.sp.gov.b

GB