Cultura: Amaral Vieira é o solista convidado da Banda Sinfônica do Estado

Apresentação será nesta quarta-feira, dia 28

qua, 28/04/2004 - 7h50 | Do Portal do Governo

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta nesta quarta-feira, dia 28, às 21 horas, sob a batuta do maestro Abel Rocha, no teatro Sérgio Cardoso. O pianista Amaral Vieira é o convidado da Banda na execução da obra de Francis Poulanc, Aubade – Concerto Coreográfico para Piano e 18 Instrumentos. Completam o programa, Prélude pour l’après-midi d’un Faune, de Claude Debussy; e Save the Sea, de Frigyes Hidas.

A peça Aubade escrita pelo francês Francis Poulenc (1899-1963) em 1929, completa 75 anos. Segundo Amaral Vieira, trata-se de uma composição totalmente fora de padrão. ‘É um concerto coreográfico para piano e 18 instrumentos, extremamente original e muito refinado.’ O enredo gira em torno de Diana, a deusa da caça e da castidade e suas companheiras. O piano é o seu alter ego e traduz a conturbada passagem da adolescência para a maturidade e a crise de uma deusa casta que vive uma grande paixão. O conde de Noailles encomendou a peça a Poulenc, que no dia da estréia, na residência do conde, executou a parte solista ao piano. A coreografia foi feita por Bronislava Nijinska, irmã de Vaslav Nijinski.

Compositor e pianista, Amaral Vieira é um dos mais versáteis e completos músicos brasileiros de sua geração. Após estudos musicais no Brasil, ingressou no Conservatoire Supérieur de Musique de Paris, orientado por Lucette Descaves e Olivier Messiaen. Diplomado pela Faculdade Superior de Música de Freiburg, Alemanha, foi convidado pelo British Council a aperfeiçoar seus conhecimentos em Londres com Louis Kentner. Como intérprete, tem um vasto repertório, com ênfase especial em Liszt, e suas próprias composições, que ultrapassam 500 obras. Vieira é considerado um artista Steinway, o maior reconhecimento que um pianista pode obter. O fabricante Steinway tem uma lista com quase 900 pianistas credenciados, de diferentes épocas e de vários os países, como Sergei Rachmaninoff, Ignace Paderewski, Arthur Rubinstein, Vladimir Horowitz e a brasileira Guiomar Novaes, entre outros.

Concerto da Banda Sinfônica – solista convidado: Amaral Vieira
Dia 28, quarta-feira, às 21h. Ingressos: R$ 15,00 e R$ 7,50 (½ entrada).

Teatro Sérgio Cardoso – Sala Sérgio Cardoso (862 lugares)
R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. Bilheteria: (11) 288-0136.
Acesso a portadores de deficiência física.
www.teatrosergiocardoso.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.