Cultura: Alunos de piano participam de concurso no Conservatório de Tatuí

Serão selecionados 36 talentos para disputa nacional, em 2006

qui, 08/09/2005 - 11h01 | Do Portal do Governo

De 18 a 20 de outubro, o Conservatório de Tatuí reúne os mais de 400 alunos do setor de piano para o ‘2º Concurso Interno de Estímulo de Piano’. Denominado de ‘Professora Cidinha Pio’, uma homenagem à ex-professora da escola de música, o concurso irá selecionar 36 estudantes, do pré ao aperfeiçoamento, para representar a escola de música no Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira ‘Maestro Spartaco Rossi’. O concurso tem coordenação de Zoraide Mazzulli Nunes e supervisão geral de Antonio Carlos Neves Campos.

Alunos interessados em participar do concurso interno e concorrer a uma vaga ao concurso nacional devem efetuar inscrição com antecedência, no próprio setor de piano. O participante deverá apresentar em cada turno três peças memorizadas e de livre escolha, sendo uma delas de autor brasileiro.

As apresentações acontecerão nos períodos da manhã e tarde, no salão ‘Villa-Lobos’. Os prêmios serão entregues durante recital no próximo dia 20 de outubro, às 20h, no próprio salão ‘Villa-Lobos’.

Criado com objetivos de ampliar o número de participantes em concursos de piano e, em especial no organizado pelo Conservatório de Tatuí, o concurso estímulo visa a maior interação e integração entre os alunos do Conservatório, além de proporcionar condições para que se faça uma triagem seletiva entre os vencedores para o grande Concurso Nacional ‘Spártaco Rossi’. ‘Implícita, está a divulgação da obra do compositor brasileiro e como resultado, a revelação de novos talentos’, diz a coordenadora Zoraide.

A banca julgadora será formada pelos professores Ana Maria Teixeira de Almeida, Ana Ingrid de Almeida, Ana Cristina Del Mastre, Cristiane Blóes, Carlos Roberto Moraes, Fanny de Souza Lima, Juliano Kerber, Leila Mutanen, Luis Carlos Morales Sanches, Lucia Elisabeth Pavanelli Galvão, Marina Camargo Campos e Miriam Braga.

Quem foi Cidinha Pio

Maria Aparecida Serafim de Oliveira, conhecida por Cidinha Pio, foi excelente pianista, educadora e sempre esteve presente de maneira ativa nos mais diversos cursos de interpretação pianística, educação musical, música de câmara, mantendo-se sempre atualizada em sua performance musical e pedagógica.

Além de seu trabalho pedagógico, Cidinha Pio desenvolveu brilhante carreira na área de música de câmara. Como pianista camerísta, acompanhou muitos jovens instrumentistas em inúmeros recitais, concursos estaduais, nacionais, sempre coroados de sucesso e reconhecimento pela crítica especializada.

O curso de piano do Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí, em 2005, sob coordenação de Zoraide Mazzulli Nunes, quer homenagear essa ex-professora que partiu prematuramente do convívio, mas permanece entre nós através do seu exemplo de dedicação, competência, coragem, paciência e a crença de que a cada dia através da música crescemos em espírito e sabedoria.

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí

C.C.