Cultura: Águia de Ouro ganha sala de leitura

Programa São Paulo: Um Estado de Leitores beneficia moradores do entorno de nove escolas de samba

seg, 06/06/2005 - 20h35 | Do Portal do Governo

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores inaugura mais uma sala de leitura em escola de samba, nesta terça-feira (7), às 17 horas. Dessa vez, a beneficiada é a Águia de Ouro, localizada no bairro da Pompéia. Até o dia 29 de junho, oito escolas da capital ganharão suas unidades de leitura. São elas:

Dia 10- Escola de Samba Prova de Fogo, Vila Jaguará;
Dia 11- Gaviões da Fiel, Bom Retiro;
Dia 14- Vai Vai, Bela Vista;
Dia 17- Torcida Jovem do Santos, Jd. Aricanduva;
Dia 21- Unidos do Peruche, Bairro do Limão;
Dia 24- Bloco carnavalesco Caprichosos do Piqueri, Piqueri;
Dia 28- Camisa Verde e Branco, Barra Funda;
Dia 29- Dom Bosco, Cohab Itaquera;

A primeira sala foi inaugurada na Rosas de Ouro, no bairro da Freguesia do Ó, em abril. E a segunda, na Escola de Samba Leandro de Itaquera, na última sexta-feira, dia 3.

A abertura de salas de leituras é uma ação integrada por dois projetos da Secretaria de Estado da Cultura: o Barracão, que ministra oficinas culturais nas escolas de samba, e São Paulo: Um Estado de Leitores, criado para estimular o prazer de ler. A idéia é ampliar o acesso aos livros para os sambistas e para os moradores dos bairros onde estão instalados.

O São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Uma de suas principais metas foi alcançada em maio, quando foi zerado o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas.

Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. O programa também abriu mais de 50 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, em locais como: conjuntos habitacionais do CDHU, hospitais públicos, Centros de Integração da Cidadania, Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, Centro Desportivo Baby Barione, Espaço Cultural Comunitário Heliópolis, Centro de Detenção Provisória de Parelheiros, afora as parceiras com as escolas de samba paulistanas.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
C.A.