Cultura: Ações do Estado beneficiam portadores de necessidades especiais

Luana Piovani é a madrinha do projeto Talentos Especiais

ter, 04/05/2004 - 7h56 | Do Portal do Governo

O projeto Talentos Especiais, da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta oficialmente, nesta terça-feira, dia 4, às 11 horas, na Pinacoteca do Estado, sua madrinha Luana Piovani e as ações mais recentes destinadas à inclusão social e cultural de pessoas portadoras de deficiência à sociedade.

Entre as ações que serão apresentadas, duas são dedicadas ao incentivo da leitura: primeiro, há um novo meio de acesso à rede para deficientes visuais que vai permitir a navegação no site www.leialivro.sp.gov.br, e a doação pela Editora Memnon e pelo Centro de Convivência Movimento de 1.500 livros, escritos, no método Integral, por pessoas com autismo. Este método facilita a compreensão por pessoas com deficiência mental e não alfabetizadas. Um dos autores estará presente no evento, dando autógrafos.

Além disso, será feito o anúncio de abertura de um curso de linguagem de sinais para funcionários e arte-educadores da Secretaria, cujo objetivo é garantir a participação de pessoas surdas em oficinas, cursos e nos diversos espaços culturais desta Secretaria. Na oportunidade, será divulgada a monitoria da Pinacoteca, recentemente implantada para receber pessoas com deficiência.

O Projeto Talentos Especiais, da Secretaria de Estado da Cultura, foi criado, em 2001, para promover a inclusão cultural e social de portadores de deficiência, através de atividades de teatro, dança, música e artes plásticas. Atualmente, o projeto beneficia 1.800 pessoas, tem 62 oficinas e conta com a parceria de 28 entidades.

O grande diferencial do projeto é garantir que as oficinas sob sua coordenação sejam de fato inclusivas, atendendo assim a pessoas com ou sem deficiência. “Não faz sentido estabelecer programas exclusivos para portadores de deficiência, uma vez que no dia-a-dia as pessoas têm de conviver juntas. A deficiência não é e não deve ser tratada como uma espécie de anormalidade, afirma Guilherme Bara”, diretor do projeto.

Projeto Talentos Especiais
Dia 4 de maio – às 11 h

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Luz. Fone: (11) 229-9844

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.