Cultura: Acervo do Museu da Casa Brasileira agora disponível na internet

Lançamento será nesta terça-feira, dia 13

seg, 12/09/2005 - 11h07 | Do Portal do Governo

Um rico material de pesquisa sobre a habitação no Brasil, usos e costumes, recolhida em relatos de viajantes, literatura ficcional, inventários e testamentos de famílias. Entre os documentos, o mais antigo é a carta de Pero Vaz de Caminha (1500) a El Rey D. Manoel; e, o mais recente são os originais do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, de 1889. O material pode ser conferido a partir de terça-feira no site do Museu da Casa Brasileira. O trabalho de pesquisa durou nove anos e foi coordenado por Ernani Silva Bruno, primeiro diretor do museu.

A atual diretora, Adélia Borges, decidiu disponibilizar as fichas em meios eletrônicos para ampliar o raio de ação do museu. “Acredito que a função de um museu não é apenas manter seu acervo e realizar boas exposições, mas também produzir e acumular conhecimento em sua área de atuação”, diz Adélia. Para complementar, foi elaborado um programa educacional relacionado ao Arquivo. Estão sendo editados 2 mil CDs para distribuição gratuita a escolas de segundo grau e universidades, especialmente da rede pública.

No dia do lançamento, terça-feira, dia 13, o professor Carlos Lemos vai apresentar o acervo e relembrar um pouco do trabalho de Ernani Silva Bruno. Em seguida, o professor Ulpiano Bezerra de Meneses faz uma palestra sobre “As dimensões materiais da vida humana”. Na ocasião, serão vendidos os cinco volumes da Coleção: Equipamentos, Usos e Costumes da Casa Brasileira (R$ 15).

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705
Jd. Paulistano. (11) 3032-3727

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura