Cultura: Abertas as inscrições para o Prêmio Estímulo de Curta-Metragem

São esperadas cerca de 200 inscrições até 7 de outubro

ter, 06/09/2005 - 13h17 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para o 23º Prêmio Estímulo de Curta-Metragem. A Secretaria de Estado da Cultura espera receber mais de 200 inscrições até 07 de outubro. Um júri especializado selecionará os 10 vencedores que receberão o incentivo do Estado: Flávio Brito, professor de História do Cinema da FAAP; Carlos Eduardo Nogueira, representante da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA; Edgard de Castro, Produtor Cinematográfico e Coordenador do Núcleo de Cinema de Ribeirão Preto; Maria Dora Genis Mourão, representante da ECA- USP; e Fernando Bonassi, escritor, roteirista e cineasta. O edital está disponível em no site da Secretaria da Cultura(www.cultura.sp.gov.br).

Realizado pela última vez em 2000, o Prêmio ganha uma importância ainda maior este ano. O edital vem reestruturado, com relação aos requisitos de inscrição. Um dos exemplos é a menor quantidade de documentos exigidos para as inscrições e também a possibilidade de o orçamento do filme ser encaminhado na segunda etapa. As mudanças ocorreram depois de várias reuniões com representantes da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), que apresentaram proposta de simplificação do edital.

Um pouco da história

Quando a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo lançou o Prêmio Estímulo de Cinema, em 1968, não se imaginava que o fomento à produção de curtas fosse a porta de entrada para talentos como Aloysio Raulino, Tata Amaral e Beto Brant, premiados mais tarde em festivais de âmbito nacional e internacional.

O incentivo paulista ao cinema tem sido não apenas uma escola para jovens potenciais. É, ainda, uma alavanca para o pioneirismo que reúne a maior coletânea cinematográfica em quase 40 anos da história da sociedade do Estado, presente no acervo de 234 títulos produzidos por 150 realizadores em 22 edições, cuja qualidade pode ser apreciada no MIS.

Inscrições – 23º Prêmio Estímulo de Curta-Metragem
Até 07/10
www.cultura.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.