Cultura: A Hora da Estrela é destaque do projeto Segundas no Memorial

Espetáculo, gratuito, será apresentado nesta segunda-feira, dia 15

seg, 15/08/2005 - 10h28 | Do Portal do Governo

O palco do Memorial da América Latina ficará pequeno para o grande espetáculo a ser apresentado, gratuitamente, na noite de hoje pelo projeto Segundas no Memorial. Em cena, A Hora da Estrela, baseado no romance homônimo de uma das maiores escritoras contemporâneas: Clarice Lispector, pela Cia. de Teatro Arte Sampa. A peça narra a trajetória de Macabéa, uma retirante nordestina sufocada pela cidade do Rio de Janeiro.

Os atores Leon Cordeiro e Fábio Del Rei se revezam no papel do narrador Rordigo S.M, que conta como Macabéa surgiu em sua vida, de relance, na capital fluminense. Antes de começar sua narrativa, ele revela o motivo pelo qual resolveu contar a vida da nordestina, uma história que lhe sufoca e angustia. A adaptação de Fátima do Valle é fiel ao clássico da última fase do modernismo literário.

Clarice Lispector nasceu em dezembro de 1920, em Tchetchelnik, na Ucrânia. No ano seguinte, chegou ao Brasil com os pais, que fixaram residência em Maceió. Em 1935, já moravam no Rio de Janeiro. Em 1943, tornou-se aluna da Faculdade de Direito e nesse período escreveu seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem . Foi casada com o embaixador brasileiro Maury Gurgel Valente de quem se separou em 1959. Foi colaboradora de vários jornais brasileiros e manteve a coluna Só para mulheres, no Diário da Noite. A escritora premiada também participou de uma manifestação contra a ditadura militar, morreu, devido a um câncer no útero, em 1977, depois de publicar sua última obra: A Hora da Estrela. Imperdível.

Segundas no Memorial – A Hora da Estrela
Dia 15, segunda-feira, às 20h. Grátis

Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Metrô Barra Funda
Tel.: (11) 3823-4600. Acesso a portadores de deficiência física
www.memorial.org.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.