Cubatão, São Vicente e Piracicaba terão núcleos do Projeto Navega São Paulo

O governador autorizou a liberação de R$ 290 mil para a implementação de modalidades náuticas nas três cidades

sex, 21/01/2005 - 16h12 | Do Portal do Governo

Os núcleos do Projeto Navega São Paulo de Cubatão e São Vicente, no Litoral Sul e Piracicaba, na região de Campinas, serão implementados com a liberação de R$ 290 mil, autorizada pelo governador Geraldo Alckmin, no último dia 19. O projeto é uma parceria com a Federação Paulista de Canoagem.

Os recursos serão utilizados para compra de equipamentos e instalação das modalidades náuticas. O início das atividades está previsto para o próximo mês de março.

O Núcleo de Cubatão funcionará com as modalidades de remo e canoagem utilizando ‘canoas escola’ e ‘caiaque velocidade escola’, embarcações específicas para o aprendizado de jovens e iniciantes.

São Vicente terá as três modalidades do projeto: vela, remo e canoagem. A reforma no galpão dos barcos já está em andamento. Em Piracicaba será implementado o ‘caiaque velocidade escola’, ‘canoagem slalon’, barcos e veleiro.

Além das embarcações das modalidades específicas, fará parte do lote de equipamentos dos núcleos, embarcações de apoio como barcos infláveis com motor de popa, coletes salva-vidas e uniformes para os alunos.

Projeto Navega São Paulo

O Navega São Paulo é uma ação social e esportiva da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer que ensina a prática da vela, remo e canoagem para crianças entre 12 e 15 anos da rede pública de ensino.

É o braço paulista do Projeto Navegar, idealizado pelos iatistas Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira, em Niterói (RJ). Foi colocado em prática em 1999, por Grael, quando esteve no comando da Secretaria Nacional de Esportes, do Ministério dos Esportes do Governo Federal.

Além das aulas, os participantes do projeto recebem reforço alimentar e noções de cidadania, náutica e meio ambiente.

O programa também gera empregos com a formação dos núcleos e possibilita a oportunidades para os alunos em clubes náuticos e marinas públicas.

O Estado de São Paulo conta hoje com quatro núcleos do Navega São Paulo em funcionamento (Praia Grande, Presidente Epitácio, São Bernardo do Campo e Santos. Os municípios de Piraju e Ilhabela possuem o projeto na versão federal.

Carlos Prado