Criminalidade cai no espigão da Paulista com a instalação de cabines da Polícia Militar

Alckmin elogiou a parceria com a Associação Paulista Viva, que viabilizou a implantação das cabines

qua, 23/07/2003 - 15h22 | Do Portal do Governo


Alckmin elogiou a parceria com a Associação Paulista Viva, que viabilizou a implantação das cabines

O número de assaltos no espigão da Paulista, região Central da Capital, caiu 70% após a implantação de 31 cabines da Polícia Militar na região. Os policiais ficam 24 horas por dia orientando e protegendo as cerca de 1,5 milhão de pessoas que circulam diariamente nas imediações. A instalação das cabines foi feita em parceria pelo Governo do Estado e a Associação Paulista Viva, que nesta quarta-feira, dia 23, lançou uma nova etapa do projeto Educador Social.

A Associação está capacitando 120 jovens de 16 a 20 anos para trabalharem como agentes multiplicadores de conceitos de cidadania. Treinados pela Polícia Militar, os agentes percorrem a região distribuindo impressos e conversando com as pessoas na rua. Entre as ações de estímulo destacam-se a não depredação de patrimônios públicos; a necessidade de atravessar as ruas em locais adequados; e a importância de não jogar lixo em vias e praças.

O governador Geraldo Alckmin visitou a sede da Associação e elogiou a parceria. “Quando unimos esforços, todos ficam mais fortes. Governo bom é aquele que dialoga com a sociedade civil”, disse. Segundo ele, a região da Paulista tem de ser preservada, pois é um ponto que se destaca pela beleza, emprego e acesso fácil a toda Região Metropolitana.

Para o presidente da Associação Paulista Viva, Nelson Baeta Neves, a instalação das cabines da PM foi fundamental para revitalizar a Avenida. Ele ressaltou que a medida não beneficia exclusivamente os moradores da região. “Atende a uma imensa comunidade que aqui passa todos os dias e que merece dignidade”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, lembrou que o contingente policial foi bastante aumentado nos últimos oito anos e meio, chegando a 92 mil PMs. De acordo com ele, sem essa ampliação não seria possível deslocar mais policiamento para a Paulista. “Além das cabines, pudemos colocar mais 453 homens e mulheres para esta região”, disse, acrescentando que também foram repassadas 41 viaturas e seis motocicletas para reforçar a Segurança no local.

Rogério Vaquero