Crianças do projeto Guri vão representar o Brasil na ONU

Reconhecido como um dos mais importantes projetos socioculturais das Américas, Guri atende 18 mil crianças no Estado de São Paulo

qui, 02/05/2002 - 9h03 | Do Portal do Governo


Duas crianças que participam do projeto Guri embarcam para Nova Iorque nesta sexta-feira, dia 3, para representar o Brasil na Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em Favor da Infância. O evento da ONU reunirá representantes de várias partes do mundo. O Guri é um dos principais programas sociais do Governo paulista e oferece aprendizado musical básico, pela formação de pequenas orquestras, a crianças e adolescentes com idades que variam de 8 a 18 anos no Estado de São Paulo. O objetivo é integrar o jovem, aumentando a auto-estima e reduzindo a vulnerabilidade, a agressividade e a violência nessa faixa etária.

O programa foi escolhido pelo Ministério da Educação para participar da Sessão Especial e foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos mais importantes projetos socioculturais das Américas. O evento, que será realizado de 5 a 10 de maio, vai analisar os avanços alcançados pelos países, de acordo com as metas adotadas na cúpula mundial da infância, em 1990. Também deve definir uma declaração e uma nova política de ação em favor da infância para os próximos 10 anos, com metas a serem alcançadas pelo países. O objetivo é contribuir para a estruturação de planos nacionais sobre o tema. ‘O encontro premia e valoriza iniciativas como o Guri, que melhoram a qualidade de vida das crianças carentes. Nosso projeto tem boas chances de ser adotado pelo resto do mundo’, destacou o governador Geraldo Alckmin.

Paralelo ao evento, será realizado o Fórum das Crianças credenciadas nas delegações governamentais ou organizações não-governamentais participantes, da qual fazem parte Eliane Mathias, de 17 anos, que participa da orquestra do Guri de Pindamonhangaba, região do Vale do Paraíba, e Duane Egle Santos, de 17 anos, que estuda violino no pólo de Osasco, região da Grande São Paulo. O Fórum visa estimular as crianças a discutir fórmulas pelas quais possam se envolver na implementação e monitoramento das metas do documento final das Sessão Especial. ‘Jovens de todo o mundo vão participar deste evento e o Brasil estará muito bem representado pelas meninas do Estado de São Paulo’, elogiou o governador.

O projeto Guri foi implantado pelo Governo paulista em 1995, início da atual administração estadual, na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, que fica no bairro do Brás, região central da Capital. Naquela época, contava com apenas 180 participantes. No ano seguinte, o Guri chegou à unidade da Febem Tatuapé, na Zona Leste da Capital, e recebeu a adesão de 300 adolescentes. O projeto continua crescendo. Atualmente, atende cerca de 10 mil crianças que vivem em regiões que vão desde as favelas e bairros pobres até regiões conflituosas, como a do Pontal do Paranapanema. O Coral e a Orquestra do Guri compõem o aprendizado que, na maior parte das vezes, atinge crianças que nunca tiveram contato com instrumentos musicais. No ano 2000, o projeto Guri ganhou o Prêmio Multicultural Estadão, na categoria fomentador.

Cíntia Cury