Crianças com menos de cinco anos devem ser vacinadas hoje contra Poliomielite e Sarampo

Objetivo é imunizar 95% das crianças nessa faixa etária nos 14 mil postos à disposição em todo o Estado

sáb, 21/08/2004 - 10h31 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin abriu a Campanha de Vacinação neste sábado, dia 21, no Centro Educacional Comunitário Sagrada Família, que fica no bairro Parque São Lucas, Zona Leste da Capital.

Pais de crianças menores de cinco anos de idade devem aproveitar para vacinar os filhos contra a paralisia infantil (Poliomielite) e o sarampo. Durante todo o dia, das 8 às 17 horas, cerca de 14 mil postos estarão à disposição para aplicar as vacinas em todo o Estado.

Esta segunda fase da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite tem como meta imunizar 3,1 milhões de crianças com idade entre zero e cinco anos incompletos. Esse número corresponde a 95% das 3,3 milhões de crianças nessa faixa etária.

A novidade deste ano é que também serão vacinadas contra o sarampo cerca de 2,6 milhões de crianças entre um e menos de cinco anos, ou seja, 95% dessa população.

Alckmin destacou também a eficiência da vacina contra o sarampo. ‘Há alguns anos, mais de 6 mil crianças tiveram sarampo e em apenas um ano 120 morreram. Desde o ano 2000, não são registrados casos de sarampo oriundos de São Paulo, o que comprova a eficiência da vacina’.

Os dois casos ocorridos nos anos de 2001 e 2002, respectivamente, foram importados do Japão. No ano passado, a doença não teve casos registrados nos municípios paulistas. O objetivo da imunização deste sábado é manter as crianças longe do sarampo.

O governador lembrou que a paralisia infantil está erradicada de São Paulo desde 1988. No Brasil, não se registram casos da doença desde 1989. Ele disse que as campanhas são fundamentais para que a doença não volte ao país. ‘É preciso continuar vacinando, porque a paralisia não está erradicada no mundo. Vários países da África e Ásia ainda têm casos da doença’.

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, lembrou que a mortalidade infantil no estado caiu de 25 para 14 em mil crianças nascidas vivas, entre os anos de 1995 e 2004. ‘A queda de 40% é reflexo das campanhas de imunização’, disse o secretário.

Para saber qual o posto de vacinação mais próximo, acesse o site do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde: www.cve.saude.sp.gov.br. A campanha de vacinação será realizada até o dia 3 de setembro.

Cíntia Cury – André Muniz – Cristiano Matsuda