Crianças com câncer ganham novo pólo de atendimento em São Paulo

Alckmin inaugurou ainda a reforma e ampliação do prédio que abriga a Fundação Oncocentro

ter, 18/06/2002 - 16h32 | Do Portal do Governo


Uma parceria do Governo do Estado com a sociedade civil organizada está permitindo a ampliação do atendimento de crianças e adolescentes com câncer em São Paulo. Nesta terça-feira, dia 18, o governador Geraldo Alckmin inaugurou o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci). E entregou as obras de reforma e ampliação da sede da Fundação Oncocentro, localizada há poucos metros do Itaci.

O novo pólo de atendimento a crianças com câncer é uma extensão do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, ligado à Secretaria Estadual de Saúde. A união dos esforços da Fundação Oncocentro, vinculada à Secretaria; da organização não-governamental Ação Solidária de Combate ao Câncer Infantil; e da Fundação Criança possibilitou a retomada das obras de um dos esqueletos abandonados por gestões anteriores.

O prédio, localizado na região da Avenida Paulista, ficou inacabado por 23 anos. As obras foram paralisadas em 1979 e retomadas há dois anos e meio. ‘O Governo do Estado entrou com o prédio, que estava inacabado, e a Fundação Criança buscou recursos na iniciativa privada. Empresas cidadãs colaboraram. E não foi pouco: foram R$ 9 milhões de investimentos’, explicou o governador.

Construído num terreno de 700 metros quadrados, o Itaci tem capacidade para realizar, mensalmente, duas mil consultas, mil quimioterapias e 70 internações. O edifício de quatro andares possui 17 apartamentos individuais para internação, duas salas para transplante, 12 leitos para quimioterapia ambulatorial e 12 consultórios médicos, além de quatro consultórios para atendimento multiprofissional, que inclui odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social. A unidade também dispõe de uma brinquedoteca para crianças internadas e um bosque, localizado na cobertura, para as que estiverem em tratamento no hospital-dia.

‘O Itaci vai atender a criança com câncer para que ela possa ser diagnosticada, tratada e curada. O Hospital das Clínicas possui o Instituto da Criança, que faz um trabalho muito bom, mas não tínhamos mais como ampliá-lo. Nesse novo prédio serão realizadas pequenas cirurgias, transplantes de medula, internações de pacientes e hospital-dia.

Essa unidade também conta com voluntários da Ação Solidária Contra o Câncer Infantil, uma Ong que reúne um grande número de voluntários, que trarão amor e alegria para as crianças, ajudando muito na recuperação’, afirmou o governador.

Além de melhorar o atendimento das crianças e adolescentes em tratamento no Instituto da Criança, o Itaci vai possibilitar a expansão de outras especialidades pediátricas, atualmente com demanda reprimida, como no caso dos transplantes hepáticos. Na unidade, que contará com 120 funcionários estaduais, serão atendidos crianças e adolescentes, de zero a 19 anos, prioritariamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e usuários de convênios privados e seguro saúde.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, a direção clínica da unidade ficará a cargo do Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). ‘O novo instituto contará com uma soma de recursos. Não precisará, por exemplo, de lavanderias ou caldeiras. O Hospital das Clínicas é quem vai abastecer essas necessidades’, explicou.

Cíntia Cury

Leia mais

  • Fundação Oncocentro tem prédio reformado e ampliado.