Criação de Circuitos Turísticos tem o objetivo de incentivar o Turismo Interno

Para o governador, debate promovido pela Universidade Anhembi-Morumbi vai trazer boas propostas na área

ter, 01/06/2004 - 13h45 | Do Portal do Governo


O setor de Turismo é, atualmente, o que mais cresce e gera oportunidades de trabalho e renda no mundo. São Paulo tem um enorme potencial nessa área. Para debater as possibilidades de desenvolvimento do setor no Estado, o governador Geraldo Alckmin esteve, na manhã desta terça-feira, dia 1º, na Universidade Anhembi-Morumbi. Ele participou da I Jornada Estratégica do Turismo Paulista.

O governador lembrou que a informatização e a modernização dos setores de Indústria e Comércio estão substituindo a mão-de-obra humana por robôs e programas sofisticados de computador. Com isso, essas duas áreas estão aumentando a produtividade e reduzindo consideravelmente a capacidade de gerar emprego.

“O Turismo exige um enorme profissionalismo. No mundo inteiro, investem-se milhões, bilhões de dólares nessa atividade. É um setor fundamental sob o ponto de vista de distribuição de renda, geração de emprego, oportunidade de trabalho, aproximação dos povos e preservação da cultura e do meio ambiente”, observou Alckmin.

Ele enfatizou que São Paulo tem toda vocação para o Turismo. “Temos um quarto da população brasileira, cerca de 38 milhões de habitantes, com a renda mais alta do Brasil, boa infra-estrutura e recursos naturais muito bonitos. Temos todas as possibilidades de dar um grande salto. E essa Jornada é voltada ao Estado de São Paulo, então, poderá trazer uma enorme contribuição para novas iniciativas nesse setor”, afirmou.

Entre as ações para o desenvolvimento do Turismo em São Paulo, o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, destacou a valorização e o incentivo do turismo interno. Ele lembrou que São Paulo recebe cerca de 5 milhões de turistas, que normalmente vêm para o Turismo de Negócios. Meirelles destacou que é importante incentivar esses turistas a ficarem um dia a mais em São Paulo para desfrutar da gastronomia, concertos musicais, arte e museus paulistas. Mas, também é importante incentivar a população de São Paulo a aproveitar das opções turísticas do Estado. “Muita gente gosta de ir para a Europa, já visitou Miami, mas não conhece nada em sua própria região”, exemplificou.

De acordo com o secretário, uma maneira de incentivar o paulista a aproveitar as belezas do Estado foi a criação de Circuitos Turísticos em São Paulo, levando em consideração características já existentes nas diversas regiões. Assim, atualmente, o Estado conta com o Circuito das Águas, nas regiões de Bragança Paulista e São João da Boa Vista; das Frutas, na região de Jundiaí; da Fé, ligando Tambaú a Aparecida; dos Bandeirantes, nas regiões do Alto e Médio Tietê; o Caminho do Mar, na ligação da região do ABC, na Grande São Paulo, com o Litoral; entre outros. Segundo Meirelles, existe, inclusive, um projeto para que os turistas possam fazer passeios de barco no Rio Tietê, desde a região de Carapicuíba e Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. “O rio está sendo despoluído, através de um enorme trabalho de tratamento de esgoto em todos os afluentes e no próprio Tietê, e esse percurso navegável é muito simpático”, afirmou.

O governador também observou que a redução da jornada de trabalho é um tendência mundial, o que deverá gerar uma demanda maior por lazer e entretenimento, favorecendo o setor do Turismo. “ Esse setor tem um grande significado para a saúde das pessoas, porque o ser humano não é máquina, só para trabalhar. É necessário ter descanso, lazer e entretenimento”, finalizou.

Cíntia Cury