Criação da Fundação Osesp amplia trabalho da Orquestra Sinfônica do Estado

O governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia de criação da fundação

qua, 22/06/2005 - 22h27 | Do Portal do Governo


Ampliar o apoio da sociedade civil e captar mais recursos para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Esses são os principais objetivos da Fundação Osesp apresentada ao público na noite desta quarta-feira, dia 22, durante cerimônia realizada na sede da Secretaria da Cultura, no bairro da Luz. O governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente da República Fernando Henrique participaram do evento.

Sem fins lucrativos, a Fundação será instituída por personalidades da sociedade civil para manter e administrar a orquestra. ‘O Governo do Estado continuará mantenedor da Osesp e a fundação trará mais recursos para a orquestra, que é um patrimônio de São Paulo e do Brasil’, disse o governador Alckmin.

A fundação será mantida com recursos privados e também públicos que serão repassados por contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

O governador destacou a importância da fundação que irá apoiar a Osesp. ‘É importante pelo apoio da sociedade civil com figuras representativas e também pelos recursos necessários para ampliar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos músicos’.

A fundação será presidida pelo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que lembrou que a Sala São Paulo e a Orquestra Sinfônica são um marco cultural para São Paulo e para o Brasil. ‘A iniciativa privada precisa cada vez mais criar esse espírito de generosidade e responsabilidade, pois o Brasil precisa de cultura e de concerto’, brincou o ex-presidente.

O diretor artístico e regente titular da Osesp, John Neschling lembrou que na Sala São Paulo são apresentados mais de 250 espetáculos por ano, sendo 110 concertos só da Orquestra Sinfônica, fora as apresentações de câmara e coral.

‘Com a criação da fundação podemos alçar vôos mais altos com escolas de música, mais turnês, gravações e contratações’, disse otimista o maestro.

Além de FHC, a fundação terá como vice-presidente o empresário Pedro Moreira Salles. O conselho administrativo será formado pelos ex-ministros Celso Lafer e Pedro Malan, os empresários Horário Lafer Piva, José Ermírio de Moraes Neto e Pérsio Arida, o jornalista Alberto Dines, o embaixador Rubens Barbosa, o escritor Luiz Schwarcz e o professor Marcelo de Oliveira Lopes. Será qualificada pelo Poder Executivo do Estado de São Paulo como Organização Social da Cultura.

Carlos Prado