CPTM: Xilogravuras e fotos de São Paulo são expostas na Estação Brás

Mostras devem ficar em cartaz até o dia 13 de fevereiro

seg, 26/01/2004 - 15h09 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, dia 26, a Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), abriga duas exposições: Xilogravuras das capas do 2º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, dos artistas Nireuda Longobardi e Klevisson Vianna, e São Paulo 450 Anos: O Olhar de Quem Vê, do fotógrafo José Roberto Rezende.

Instaladas no mezanino de acesso às plataformas da Linha F (Brás Calmon Viana), as mostras devem ficar em cartaz até o dia 13 de fevereiro.

Cordel

As 21 xilogravuras em cartaz no Brás foram feitas especialmente para ilustrar as capas da publicação com os cordéis vencedores do 2º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, promovido pela CPTM e Metrô, no ano passado.

Os trabalhos da mostra retratam a relação da ferrovia com os 450 anos de São Paulo, um dos temas do concurso. Longobardi diz ter ficado surpresa com a diversidade de histórias sobre a cidade retratadas nos cordéis, em especial, sobre o Brás. “Desenhei uma das capas, com um homem usando terno, gravata e chapéu e um menino ao lado esperando o trem, representando o passado e o presente”, diz ao acrescentar: “A inspiração surgiu depois de ter conversado com um dos vencedores do concurso, descendente de japoneses”.

Contrastes

“São Paulo é uma cidade de muitos contrastes. Já fiquei desiludido achando que seus problemas eram insolúveis, mas, hoje, fico feliz ao vê-la renascer”. Assim define a cidade onde mora há trinta anos o fotógrafo José Roberto Kerr.

As 40 fotos em exposição mostram o “amor” de Kerr pela capital e o “prazer” em fotografá-la. O fotógrafo também ressalta as parcerias entre os governos Estadual, Federal e Municipal, juntamente com a sociedade civil, para devolver o “charme e a beleza de uma cidade cosmopolita”.