CPTM: Viagem Ponto-a-Ponto é opção para usuário identificar melhor percurso

Serviço é inédito no sistema ferroviário brasileiro e está disponível no site da CPTM

seg, 18/07/2005 - 15h19 | Do Portal do Governo

Disponibilizado no atual site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), lançado em abril, o link Viagem Ponto a Ponto é um serviço inédito no sistema ferroviário brasileiro, que permite a identificação dos roteiros mais rápidos para os deslocamentos pela Região Metropolitana de São Paulo. E vem recebendo, em média, 200 consultas por dia, desde sua implantação. Em junho, foram registradas 5,5 mil pesquisas e em maio 6,2 mil.

O serviço cobre as linhas da CPTM, as integrações com o Metrô e a Ponte Orca. Simples, a seleção pode ser feita “clicando” o mapa da malha operada na Grande SP, ou pela lista de estações. Nesse caso, o internauta informa os locais de origem e destino, disponível por linha. Em poucos segundos, o programa processa a melhor sugestão de trajeto, inclusive listando o tempo de viagem estimado.

Um usuário, por exemplo, que está em Jundiaí, na extensão da Linha A (Luz-Francisco Morato) – trecho que corta a região noroeste da Grande São Paulo -, e deseja ir ao Tatuapé, na zona leste da capital, em um click fica sabendo qual o melhor caminho. A sugestão é: seguir até a Estação Francisco Morato, de onde prosseguirá viagem pela Linha A até a Estação Barra Funda, da CPTM. Ali desembarca, faz a integração físico-gratuita com o Metrô, por meio da Linha 3 (vermelha), seguindo até a Estação Tatuapé. Tudo é detalhado, passo a passo, pelo sistema, inclusive o tempo previsto para essa viagem – uma hora e 54 minutos.

Na relação de roteiros mais procurados, em pesquisas realizadas pelos internautas, o trecho entre a Estação Barra Funda / Linha B, como ponto de origem, rumo à Estação Berrini, na Linha C (Osasco-Jurubatuba), liderou o ranking. Ao todo 115 pesquisas processadas nesse percurso. Em segundo lugar, vem o circuito entre Jundiaí, na extensão da Linha A (Jundiaí-Francisco Morato-Luz), e Rio Grande da Serra, na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), com 86 acessos.

Estações

Na homepage da companhia, Rede CPTM é mais um canal interessante. O link traz detalhes operacionais de cada linha, as estações do sistema e os mapas atualizados dos arredores.

Vale conferir também o campo Localizar Estações, que contém uma lista de parâmetros, como “Estação Totalmente Adaptada para Portadores de Deficiências Visuais”. Selecionado esse item, a relação de todas as unidades da empresa já preparadas para atender devidamente a esse público surge na tela.