CPTM: Usuários ganham mais um trem revitalizado por artistas de grafite

Este é o segundo trem revitalizado pelos mesmos artistas

sex, 05/11/2004 - 9h36 | Do Portal do Governo

Desde ontem, dia 4, um trem totalmente colorido pelos artistas de grafite “Os Gêmeos”, Ise e Nina está circulando normalmente entre as estações Itapevi e Amador Bueno, na Linha B (Julio Prestes – Itapevi), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Este é o segundo trem revitalizado pelos mesmos artistas a circular no mesmo trecho. A composição grafitada, da série 4.800 da CPTM, fabricada no Japão em 1958 e reformada na década 80, tem três carros, desenhados dos dois lados. Com exceção das janelas, todo o trem foi pintado, resultando em uma superfície de cerca de 350 metros quadrados tomados pelos desenhos.

Diferentemente do outro trem grafitado em junho, os artistas são unânimes em afirmar que o tema dessa vez foi mais “livre”, com o traço mais leve, o que permitiu maior liberdade para criar. Cada um pôde expressar sua própria arte. Nina preferiu retratar a natureza, mostrando o mar, os peixes e todos os animais e vegetais que nele habitam. “São Paulo tem muito concreto, muito cinza e as pessoas sofrem bastante stress, por isso quis fazer uma coisa mais calma, para contrastar com tudo isso”, explica a artista.

O amor e as relações interpessoais foram os temas escolhidos pelos “Os Gêmeos”. “Tem até um boneco segurando uma menina, o que tem a ver com a fantasia, com o cotidiano das pessoas”, revelam. Já o artista Ise se expressa com seus traços mais urbanos, mostrando a arquitetura da cidade e sempre se inspirando no cotidiano de tudo o que vê nas ruas.

No mês passado, esse mesmo grupo de artistas desenhou um mural na Estação Ipiranga, retratando o quadro “O Grito do Ipiranga”, de maneira estilizada, em homenagem ao aniversário do bairro.

Expresso Arte

A idéia de grafitar o trem surgiu após o painel realizado na parte externa da passarela da Estação da Lapa, na Linha A, em janeiro desse ano. O trabalho na Lapa deu origem ao “Expresso Arte”, que despertou o interesse do grupo em fazer painéis de grafite no trem da Linha B e na Estação Ipiranga. A parceira com a CPTM começou, no entanto, em junho de 2003, quando o “Encontro Grapixo”, coordenado por Ise, reuniu grafiteiros do Brasil, como Os Gêmeos e Nina, e exterior para colorir 120 metros de um muro na Estação Brás.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM
V.C.