CPTM: Usuários com deficiência visual receberão folhetos explicativos em braille

Idéia é facilitar a locomoção das pessoas com deficiência visual pelo sistema metroferroviário

sex, 05/11/2004 - 13h28 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confeccionou cinco mil folders informativos em Braille sobre todos os serviços oferecidos à população. A idéia é facilitar a locomoção das pessoas com deficiência visual pelo sistema metroferroviário.

O material pode ser utilizado por pessoas com deficiência visual total e parcial. Todos os mapas das linhas são precedidos de legendas em Braille para auxiliar na localização. As fontes das letras também foram ampliadas e aparecem em cores fortes para facilitar a leitura de pessoas com baixa visão.

Com 68 páginas impressas, logo no início, o folder explica como os usuários especiais podem usufruir uma série de benefícios e canais de comunicação com a CPTM. Entre eles, a Central de Atendimento ao Usuário, por meio do 0800 – 550 – 121, e Ouvidoria, o Posto de Achados e Perdidos, a credencial de livre acesso para pessoas com deficiência e idosos, bilhete especial do trabalhador desempregado, bilhete escolar, atendimento emergencial em casos de acidentes.

No folder, ainda estão relacionadas todas as estações da CPTM, distribuídas por cada uma das suas seis linhas, inclusive as que possuem integração física e tarifária com o Metrô, além do mapa do transporte metropolitano, com as linhas do Metrô, e as linhas de ônibus da EMTU. Também estão incluídas as linhas em projeto e futuras estações.

Para o presidente da CPTM, Mário Bandeira, o material desenvolvido é mais um avanço na área de acessibilidade. ‘Estamos muito satisfeitos porque esses folders facilitarão a vida dos deficientes visuais que desejam utilizar nosso sistema com autonomia e segurança. Acreditamos na inclusão social dessa população e por isso investimos em mais essa iniciativa’, afirma.

Roberto Fernando Gallo, gerente da área gráfica e editorial da Fundação Dorina Nowill para Cegos, responsável pela transcrição e impressão do folder em Braille, explica que a idéia foi deixar o produto final o mais fiel possível do original em tinta. ‘O resultado precisa ser funcional para que as pessoas com essas necessidades possam se locomover com autonomia’. Gallo acrescenta que três consultores com deficiência visual ajudaram na elaboração do folder.

Dos cinco mil folders impressos, dois mil foram destinados à Fundação Dorina Nowill, que pretende distribuí-los às cerca de mil entidades que trabalham com deficiência visual em todo o Brasil, entre elas escolas, bibliotecas e associações. Segundo Gallo, somente no estado de São Paulo, 4.500 pessoas físicas estão cadastradas na Fundação.

Os folders restantes estarão disponíveis para as instituições e pessoas com deficiência visual interessadas, na Central de Atendimento ao Usuário, da CPTM, na Estação Barra Funda, a partir da segunda-feira (08/11).

A empresa IBM patrocinou a confecção de 2 mil folders.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

M.J.