CPTM: “Usuário do Amanhã” retoma programação em clima de volta às aulas

Cerca de três mil alunos participaram das atividades no primeiro semestre

sex, 29/07/2005 - 16h01 | Do Portal do Governo

O programa “Usuário do Amanhã – PUA”, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), embarca na volta às aulas e retoma sua programação com agenda movimentada. Estudantes da Grande São Paulo já começam a se preparar para as visitas à empresa, que os levarão das salas escolares diretamente para o “universo” da ferrovia.

No primeiro semestre, cerca de três mil alunos participaram das atividades. Nos próximos meses, a equipe do PUA prevê que o ritmo de visitações continue intenso, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos períodos, quando semanalmente crianças e adolescentes têm a oportunidade de entrar em contato com a história e o trabalho desenvolvido pela companhia.

As informações são transmitidas de forma prática, pois os participantes vão às estações, aos Centros de Controle Operacional (CCO´s), entram nas cabines dos maquinistas e conhecem melhor os trens. Para muitos, esse é o primeiro contato com o “mundo sobre os trilhos”.

É nesse clima que os pequenos conseguem visualizar o quanto é importante preservar e cuidar do espaço que está sendo apresentado. Muitas vezes, é possível escutar os alunos repreendendo os usuários nas plataformas, alertando o pessoal para que não fiquem posicionados sobre a linha amarela ou fumem nas áreas da companhia.

Também é fácil constatar o encantamento dos pequenos com a infinidade de botões, cores e equipamentos até então desconhecidos, que vão ganhando sentido à medida que os monitores explicam suas funções e importância. Um trem estacionado na plataforma auxilia o processo, pois uma palestra, que acontece em meio ao passeio é realizada em seu interior, tornando tudo muito real e palpável aos estudantes.

Temas como a coleta seletiva do lixo, precauções contra a dengue e cuidados com o sistema ferroviário são retratados de maneira descontraída em gibis, contendo historinhas em quadrinhos. Didáticos, mas com toque lúdico, os livrinhos prendem a atenção dos estudantes, que adquirem sem perceber noções de cidadania e saúde.

A réplica de um trem da companhia também é inserida no material. Impresso em papel, o “brinquedinho” foi concebido para ser montado pela moçada. Em sua superfície, constato o telefone da Central de Atendimento ao Usuário. Os estudantes ainda levam para casa mapas com a localização das linhas e estações da empresa.

“A cada dia nos emocionamos, confirmando que o objetivo do projeto vem sendo alcançado. Afinal, se cada um levar para casa um pouquinho do que aprendeu e repassar para os pais tais noções, a proposta de formar usuários conscientes é atingida”, comenta Edvane Coelho, coordenadora do projeto.

Agenda

Na próxima terça-feira, dia 02, 50 alunos da Escola Estadual Pref. Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, de Ferraz de Vasconcelos, participarão das atividades. A saída está programada para acontecer às 11 horas, da Estação Antônio Gianetti Neto, Linha E (Luz-Estudantes).

Já na quinta-feira, dia 04, será a vez da Escola Estadual Dr. Diogo de Faria, de São Miguel Paulista, com 50 estudantes. A saída ocorrerá às 10 horas, da Estação de São Miguel Paulista, Linha F (Brás-Calmon Viana).

Dando continuidade às visitas da Escola Estadual Pref. Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, mais 50 alunos conhecerão o sistema ferroviário, na sexta-feira, dia 05, com saída marcada para 9 horas, da Estação Antônio Gianetti Neto, Linha E (Luz-Estudantes).

As escolas interessadas no “Usuário do Amanhã” podem entrar em contato pelo e-mail: usuario.amanha@cptm.sp.gov.br, ou pelos telefones 3226-4353 ou 4354, entre 8h e 18 horas.