CPTM: “Usuário do Amanhã” leva estudantes à Estação Ciência e Rio Grande da Serra

Objetivo é desenvolver respeito ao próximo e aos bens públicos, estreitando os laços dos futuros usuários com a ferrovia

sex, 08/10/2004 - 15h17 | Do Portal do Governo

Duas escolas participarão do programa “Usuário do Amanhã” da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na próxima semana. Na quarta e na sexta-feira, dias 13 e 16, a Escola Estadual Philomena Baylão, da região central da cidade, trará 50 alunos em cada dia, de 1ª a 4ª séries.

Eles sairão da Estação da Luz em direção à Rio Grande da Serra, última parada da Linha D. Na quarta, embarcarão às 9 horas e, na sexta, às 13h30. No trajeto, ouvirão palestra sobre o transporte sobre trilhos e conhecerão a cabine do maquinista.

O objetivo da programação é desenvolver nos participantes o respeito ao próximo e aos bens públicos, estreitando os laços dos futuros usuários com a ferrovia.

Na chegada à Rio Grande da Serra conhecerão a estação que é histórica: foi construída em 1867 pelos ingleses da São Paulo Railway, a primeira estrada de ferro paulista. No momento, o telhado passa por reformas que não deverão alterar as características originais do prédio. Também receberão informações sobre o município e suas oportunidades de turismo ecológico, acampamentos, lazer e cultura.

Estação Ciência

Na quinta-feira, dia 14, será a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Almeida Lemos, de Barueri: 70 estudantes de 3ª e 4ª séries sairão às 9 horas da Estação Barueri, com destino à Estação Lapa, na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi).

Além de conhecer a ferrovia, eles visitarão a Estação Ciência – Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural, ligada à USP, que fica na rua Guaicurus, bem próxima à estação.

O local é um centro interativo de ciências, que realiza exposições em várias áreas, como astronomia, física, informática e história, entre outras, juntamente com cursos e eventos.