CPTM: Trens levam a vários pontos comerciais para compras de Natal

Transporte público atende a população de 22 municípios da Região Metropolitana

qui, 08/12/2005 - 12h24 | Do Portal do Governo

Opção de transporte público que atende a população de 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) são uma boa alternativa para o deslocamento de quem vai às compras nesta época de festas. Suas seis linhas facilitam o acesso aos pontos nos quais se concentram importantes eixos comerciais, incluindo shoppings centers e tradicionais ruas de comércio.

A Estação Brás é porta de entrada para um pólo onde estão localizadas cerca de 3.700 lojas. Já a Estação da Luz é vizinha à movimentada Rua José Paulino, no bairro do Bom Retiro, que reúne aproximadamente 1.200 pontos-de-venda de roupas e acessórios. Também da Luz pode ser feita a integração gratuita com o sistema do Metrô. Avançando apenas uma parada, por exemplo, chega-se à estação São Bento, cujo entorno engloba as ruas 25 de Março, Ladeira Porto Geral, Santa Ifigênia, o Mercado Municipal e outros endereços do centro da capital.

Todos os anos, o movimento de passageiros na CPTM aumenta em dezembro, índice que cresce gradativamente à medida que o Natal se aproxima. Nos cinco primeiros dias deste mês, a média diária de usuários cujo embarque ocorre na Estação Brás, que em novembro era de 134,8 mil pessoas, foi para 147 mil – acréscimo aproximado de 9%. Na Luz, os números também demonstram essa tendência. No mês passado, a média diária ficou em torno de 92,5 mil pessoas, quantidade que subiu para 97,1 mil entre os últimos dias 1 e 5 (aumento de 4,8%).

Shoppings

Para os que preferem o conforto dos shoppings, a Linha C (Osasco-Jurubatuba) torna-se sinônimo de caminho ideal. Paralela à Marginal Pinheiros, é servida pelos modernos trens alemães, dotados de ar-condicionado, e permite que seus passageiros cheguem a oito estabelecimentos do gênero.

A Estação Jurubatuba leva às compras no SP Market, enquanto que o Morumbi Shopping e o Market Place são acessados facilmente pela Estação Morumbi. Seguindo em direção à Osasco, está o Shopping D&D, cuja parada é a Estação Berrini. Na seqüência, estão a Estação Cidade Jardim, situada nas proximidades do Shopping Iguatemi, e Hebraica-Rebouças, praticamente “dentro” do Shopping Eldorado. As estações Villa-Lobos e Cidade Universitária levam ao Shopping Villa-Lobos. No terminal dessa linha, fica a Estação Osasco, próxima ao Osasco Plaza Shopping.

O ramal C da CPTM tem ligação com a Linha B (nas Estações Osasco e Presidente Altino) e funciona de forma integrada ao sistema Ponte Orca, que disponibiliza transporte gratuito em vans entre as estações Cidade Universitária da CPTM e Vila Madalena (Metrô). Também é conectada à Linha 5 do Metrô, via Estação Santo Amaro.

Na zona oeste, a Estação Barra Funda, que atende tanto à Linha A (Luz-Francisco Morato) quanto à Linha B (Julio Prestes-Itapevi), é a dica para quem se dirige ao Shopping West Plaza, com transporte gratuito entre esse centro de compras e sistema metroferroviário, disponível a cada 30 minutos.

Já na zona leste, as Linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana) dão acesso direto ao Shopping Metrô Tatuapé. A Linha E atende também os clientes do Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

Para quem vive ou trabalha na região do ABC paulista, a linha D (Luz-Rio Grande da Serra) chega bem pertinho de dois shoppings. Há 200 metros da Estação Santo André está o ABC Plaza e a 150 metros da Estação Tamanduateí o Shopping Central Plaza.

Segurança reforçada

Devido ao maior número de passageiros que circulam por suas dependências nesta época do ano, a CPTM reforça o efetivo de segurança em várias estações, principalmente nas mais movimentadas. O esquema de monitoramento eletrônico, que funciona 24 horas em tempo real por meio de aproximadamente 800 câmeras instaladas em 83 estações da companhia, é outro aliado dos agentes. Segundo Leopoldo Correa Filho, gerente de Segurança da empresa, essa estratégia visa evitar a ação dos meliantes que se aproveitam da distração das pessoas e tentam furtar sacolas, bolsas e outros pertences dos usuários.