CPTM treina funcionários para atender com eficiência portadores de deficiência

Treinamento específico é investimento da empresa para conforto do usuário

seg, 10/09/2001 - 12h44 | Do Portal do Governo

Treinamento específico é investimento da empresa para conforto do usuário

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, está treinando mais 150 profissionais para atuarem junto aos portadores de deficiência nas estações empresa. Somados à atual equipe, cerca de 270 pessoas estarão trabalhando no serviço de Atendimento e Suporte ao Usuário da empresa, que vem investindo em qualidade.

Nesta terça-feira, dia 11, um grupo de funcionários receberá treinamento da Associação Laramara, entidade fundada com o objetivo de dar apoio aos deficientes visuais. Paralelamebnte, há uma agenda de atividades específicas para capacitar o maior número de profissionais para o atendimento especial a idosos e portadores de outras deficiências, incluindo um curso inicial para surdos e mudos.

Contratados por intermédio da bolsa de empregos da Frente de Trabalho do Governo do Estado, os funcionários podem ser identificados por um avental amarelo com os dizeres “Apoio ao Usuário”, na parte das costas.

Eles estão atentos para se aproximarem do público alvo, auxiliando portadores de deficiência e evitando constrangimentos, sobretudo aos deificientes visuais diante da impossibilidade de identificá-los e os idosos cujo comportamento, em geral, guarda certa timidez.

O atendimento ao usuário é prioridade estratégica para a CPTM que, há dois anos e meio vem reforçando os investimentos neste segmento. Hoje, existe uma Central de Atendimento ao Usuário, 0800 550121 e dez estações com Postos de Atendimento para informações ou registro de críticas e sugestões. São elas as estações:
– Luz e Santo André (linha D),
– Brás, Dom Bosco, Guainazes e Mogi das Cruzes (linha E),
– Francisco Morato (linha A),
– Barra Funda e Osasco (linha B), e
– Itaim Paulista (linha F).

O horário da Central de Atendimento ao Usuário, que fica na Luz, vai das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Já os Postos de Atendimento funcionam todos os dias, das 6 às 22 horas.