CPTM: Transporte de passageiros cresce 4,3% na CPTM

De janeiro a dezembro a empresa transportou mais de 368 milhões de passageiros

ter, 04/01/2005 - 9h46 | Do Portal do Governo

A CPTM repetiu em 2004 a tendência de crescimento verificada nos últimos anos. De janeiro a dezembro, a empresa transportou 368.794.972 passageiros, superando em 4,3% a marca registrada em 2003, de 353.750.410 usuários, a maior desde 1992, quando a CPTM foi criada.

O aumento da demanda confirma, a cada ano, a expectativa de atender cerca de três milhões de usuários diariamente, até 2010. A média de passageiros transportados nos dias úteis chegou a 1.266.079, no último mês de dezembro, 5.3 % superior ao mesmo período do ano anterior. A linha campeã no número de usuários continua a Linha E (Luz – Estudantes), agora impulsionada pela integração gratuita com o Metrô no subsolo da Estação da Luz, com 94.223.953 usuários em 2004, contra 92.393.237 de 2003, o que significa um aumento de 2%.

Como resultado dos investimentos em sua modernização, a Linha C (Osasco – Jurubatuba) permanece com o maior crescimento no sistema: 11,8 %, em relação a 2003. Foram 22.797.608 usuários em 2004 contra 20.391.668 no outro ano. Não é por acaso que essa linha ficou com a melhor avaliação na última pesquisa ‘Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo – 2004’, promovida pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos): 81% de aprovação.

Confiança nos trens

Uma série de fatores vem contribuindo para o aumento do número de passageiros transportados na CPTM. Entre os principais, destacam-se os investimentos promovidos pelo Governo do Estado e a conseqüente melhoria dos serviços, resultante do novo modelo de gestão da companhia.

De acordo com o gerente de Manutenção e Instalações Fixas da CPTM, Evaldo José Ferreira, além dos fatores externos, a melhoria da imagem e dos serviços da CPTM exerceu um papel importante nesse crescimento. ‘Isso resulta na elevação dos indicadores de desempenho da empresa, refletindo em um transporte com maior segurança, limpeza, rapidez, regularidade e confiabilidade, além de melhora continuada das instalações e sistemas’, afirma. O segredo do sucesso está na propaganda ‘boca a boca’, segundo Ferreira. ‘Essas melhorias são visíveis aos olhos dos nossos usuários, gerando a propaganda do próprio passageiro, a fim de cativar novos passageiros para utilização do sistema’.

A população também tem confiado mais nos serviços prestados. É o que sustenta o gerente de Circulação e Controle Operacional, Nilton Roberto Herculin. ‘Isso pode ser demonstrado na estação da Luz, nas Linhas A, D e Expresso Leste, onde o usuário está na plataforma, existe lugar no trem, mas ele espera o próximo para ir ou sentado ou mais confortável’, explica Herculin. ‘É uma prova de que o usuário acredita que haverá um próximo trem alguns minutos depois. Antigamente, todos tentavam entrar naquele trem de qualquer maneira porque não sabiam quando haveria um próximo’, conclui.

A confiança nos trens também depende de constante manutenção e conseqüente aumento da oferta. Segundo o gerente de Manutenção de Material Rodante, Eduardo Wagner de Sousa, em 2004, dois programas contribuíram diretamente para a melhoria dos serviços. O programa ‘Trens e Locomotivas Disponíveis e Confiáveis’ permitiu a diminuição das falhas nas composições e o aumento da disponibilidade da frota operacional. Já o programa de ‘Remobilização da Frota’ resultou na recuperação de nove trens unidades que estavam inutilizados.

Sousa antecipa que os programas já estabelecidos terão continuidade em 2005, com destaque para a contratação dos serviços de remobilização, modernização e revisão geral da frota. ‘Com isso, teremos um impacto positivo na liberação de alguns trens paralisados para o final do ano de 2005 contribuindo para melhorar a oferta de trens’, afirma o gerente.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

V.C.