CPTM: Termina restauro da fachada da estação da Luz

Tapumes serão retirados amanhã e a calçada liberada à população

qua, 03/11/2004 - 9h09 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) concluiu o restauro da fachada da gare da Estação da Luz, na rua Mauá, lado sul da construção. Com o término das obras, os tapumes serão retirados nesta quinta-feira, dia 4, e a calçada será liberada à população.

Os trabalhos tiveram a aprovação de representantes de três órgãos de preservação, que vistoriaram o local na terça-feira (26/10): Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e DPH (Departamento do Patrimônio Histórico).

A restauração se deu em 1.015 m², em um ano de atividades. Nesse período, houve recuperação dos tijolos aparentes, das esquadrias metálicas, das duas marquises, dos elementos artísticos e das esquadrias de madeiras, além da impermeabilização da platibanda.

O tratamento das alvenarias incluiu a aplicação de uma camada protetora contra fungos, à base de silicone. Os elementos artísticos reconstituídos ganharam nova pintura, com tinta mineral de silicato.

Já as esquadrias metálicas passaram por um tratamento anti-ferrugem com tinta epox e acabamento em pintura de poliuretano. As esquadrias de madeira das portas foram lixadas e envernizadas.

As duas marquises existentes nas entradas da estação tiveram as telhas de zinco substituídas por novas peças, receberam pintura com esmalte sintético no forro e tiveram as platibandas impermeabilizadas.

A entrega do prédio histórico totalmente recuperado faz parte do Projeto Integração Centro, em implantação pela CPTM, que ligará com maior rapidez as regiões leste e oeste ao centro da cidade, além de permitir a integração gratuita com o Metrô, na Luz.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM