CPTM: Termina Campanha do Desarmamento nos postos da CPTM

Foram entregues 109 armas em quatro meses

qui, 16/06/2005 - 13h23 | Do Portal do Governo

Ao longo de quatro meses, os postos da Campanha do Desarmamento 2005, montados em sete estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), receberam 109 armas de fogo, todas entregues voluntariamente pela população. Um saldo considerado excelente, segundo o comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM), responsável pela arrecadação.

O gerente de Segurança da CPTM, Leopoldo Augusto Correa Filho, acredita que a localização estratégica desse postos itinerantes contribuiu bastante para o sucesso da operação, iniciada no Brás, em fevereiro. Depois, a base itinerante funcionou na estações da Luz, Corinthians-Itaquera, Guaianazes, Barra Funda, Lapa e Santo Amaro. ‘Nossa proposta era colaborar com as autoridades, incentivando o desarmamento e a redução da violência. E com certeza foi bem-sucedida.’

Para entregar uma arma, o interessado tinha que retirar o formulário de autorização nos postos da Campanha e preenchê-lo devidamente. O procedimento permitia que a arma fosse transportada de forma legal até o momento da devolução. Concluindo a operação, o proprietário precisava apresentar seu CPF e número da conta bancária, para o depósito do ressarcimento ser feito – a indenização pela entrega da arma varia de R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo.

Encerramento

Localizada na Linha C (Osasco-Jurubatuba), a Estação Santo Amaro foi a última a contar com um posto móvel da Campanha, no período de 6 e 12 de junho – o encerramento oficial do projeto em todo o Paísno está agendado para o dia 26. Nessa unidade da CPTM, 13 armas acabaram sendo entregues.