CPTM termina ano cultural com exposições, música e literatura

No decorrer de 2002 foram realizadas 14 exposições e 28 apresentações musicais

seg, 23/12/2002 - 14h10 | Do Portal do Governo

Ao longo deste ano, os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – puderam participar de uma série de atividades culturais. Foram 14 exposições, de fotografias à esculturas, em oito estações diferentes, 28 apresentações musicais, encenação de teatro, capoeira, festa junina, entre outros.

Destacam-se, entre as principais exposições, as mostras dos artistas plásticos Regina Rennó e Aldemir Martins. ‘Passageiros da Ilusão’, de Regina Rennó, continua em cartaz na Estação Cidade Jardim até o dia 10 de janeiro de 2003. São telas de 1,50 x 2,00, em têmpera sobre lona, formando dois painéis de 2,00 x 3,00m e uma tela de 1,50 x 2,00m.

Composta por cerca de 80 gravuras que destacam figuras do nordeste, fauna e flora do Brasil, a exposição itinerante ‘Todas as Linhas de Aldemir Martins’ ficou em cartaz na Estação Brás, no mês de novembro. No momento, a mostra se encontra na Estação Sé, do Metrô, onde fica até o dia 6 de janeiro de 2003. Depois, segue para a Estação Largo Treze, da Linha 5 – Lilás , do Metrô, permanecendo até 27 de janeiro de 2003.

Após a conquista do pentacampeonato mundial pela seleção brasileira de futebol, a Estação Barra Funda recebeu a exposição ‘Futebol e Paixão’ que contou a história das copas do mundo em que o Brasil foi campeão. De 19/7 a 26/9, foram exibidas 27 fotos: 14 em preto-e-branco, retratando as copas de 1958, 1962 e 1970 (cedidas pelo Acervo do Estado, e que pertenciam ao extinto jornal Última Hora), e 13 fotos coloridas das copas de 1994 e 2002 (pertencentes a Agência Estado).

Em junho, o mezanino da Estação Brás se transformou em um verdadeiro arraial. A festa junina contou com a apresentação do cantor Gereba e Trio Foro Brabo, além da participação de Osvaldinho do Acordeão. Tradicionais barraquinhas juninas distribuiram gratuitamente comidas típicas como pipoca, algodão-doce, doce de abóbora, paçoca, e outros.

Entre as atrações musicais, destaque para as apresentações dos corais da CPTM e do Unasp, e o Coro de Ópera da Cia. Minaz, de Ribeirão Preto. Formado por cerca de 20 integrantes, o Coral da CPTM se apresentou 23 vezes neste ano, em diversas estações, com repertório variado, de MPB a músicas natalinas.

No início deste mês, o Coral Juvenil do Centro Universitário Adventista (Unasp), formado por 80 integrantes, de 10 a 17 anos, deu início à programação cultural de Natal, com um belo espetáculo no mezanino da Estação
Brás. Já o Coro de Ópera da Cia. Minaz inaugurou a exposição ‘Passageiros da Ilusão’, de Regina Rennó, na Estação Cidade Jardim.

Promovido pela CPTM, Metrô e União Brasileiras dos Escritores – UBE -, o 1º Concurso Paulista de Contos e Poesias recebeu mais de 900 inscritos de todo o país. Conforme o regulamento, foram premiados dez concorrentes de cada uma das duas categorias: contos e poesias. Outros oito textos foram escolhidos a título de menção honrosa – cinco na categoria contos e três em poesias.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

R.K.