CPTM: Solução simples evita desperdício de água em estações

Em sete das estações da Linha C, o consumo foi reduzido em 30%

seg, 13/10/2003 - 11h05 | Do Portal do Governo

Em sete das estações da Linha C (Osasco–Jurubatuba), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está evitando o desperdício e economizando 30% de água nas torneiras, com uma solução simples e barata, criada por um funcionário.

As torneiras que permaneciam em média oito segundos abertas, agora ficam apenas três segundos. “Basta desmontá-la e preencher o limitador com uma fita teflon para diminuir o percurso de saída da água e o tempo de abertura da torneira”, explica o encarregado da Estação Vila Olímpia, Miguel Ângelo Pinto Mendes, responsável pela idéia.

Cada uma das sete estações (Hebraica/Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta e Socorro)  tem 17 torneiras de pressão com fechamento automático, localizadas nos sanitários para usuários e empregados. 

“Com a possibilidade de racionamento não pensei duas vezes para fazer um teste que acabou dando certo”, afirma Miguel Ângelo, que colocou a fita teflon nas torneiras das demais estações.

Para realizar o serviço foi necessário apenas um rolo de fita teflon para cada estação ao custo de R$ 2,00 cada, um alicate de pressão, uma chave de fenda e cinco minutos de trabalho.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM