CPTM: Projeto Integração Centro restaura Estação Brás

Estação Brás foi Inaugurada em 16 de fevereiro de 1867

seg, 27/01/2003 - 17h51 | Do Portal do Governo

Prestes a completar 136 anos de fundação, a “antiga” Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM, está totalmente restaurada. A recuperação do patrimônio, que é tombado pelo Condephaat, faz parte das obras do Projeto Integração Centro.

O restauro consumiu dez meses de trabalho ininterrupto em uma área de aproximadamente 1.300 metros quadrados. Na parte interna da estação, a plataforma 1 (plataforma 19, anteriormente), foi rebaixada para 1,20 metros e o piso original, em cimento escovado, reconstituído. As estruturas metálicas provenientes da Inglaterra passaram por restauração e as partes que faltavam foram reproduzidas em ferro fundido. Toda a estrutura foi pintada com esmalte sintético marrom, a cor original.

No telhado também foram substituídas as placas de zinco. As “compoteiras”, peças que se assemelham a vasos, localizadas nas pontas do telhado, precisaram ser recriadas em argamassa tingida, a partir de uma única compoteira existente quando a restauração começou. As equipes tiveram de criar um molde em fibra de vidro e espuma de silicone para a reconstituição de todos os detalhes.

Durante as obras, foram encontrados debaixo do piso da antiga plataforma 19 vários tijolos originais, da época da construção da estação. As peças puderam ser utilizadas na recuperação do muro, que separa a antiga estação da rua, garantindo-lhe um alto padrão de restauração.

As portas dos três acessos também foram totalmente recuperadas, sendo substituídas algumas partes pela mesma madeira, jatobá. Cada porta mede 2,90 metros de altura e 2,5 metros de largura, formadas por quatro folhas de 200 quilos cada, o que totaliza 800 quilos por porta.

Na calçada, em frente aos acessos, foram utilizadas algumas pedras originais, recuperadas durante as obras. Nos demais trechos, o calçamento foi realizado com outro tipo de pedra.

Inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, a Estação Braz era uma das estações da empresa “São Paulo Railway” – SPR, ou, “inglesa”, como era conhecida. A estrada de ferro da SPR foi a primeira construída em São Paulo, entre os anos de 1862 e 1867. Na década de 40, foi inaugurada a Estação Roosevelt, construída pela Estrada de Ferro Central do Brasil, que era paralela à Estação Brás. Na década de 70, as duas empresas passaram a fazer parte da Rede Ferroviária Federal. A alteração na grafia deu-se após a inauguração da Estação Brás (com “s”) do Metrô, em 1978.