CPTM: Projeto Estação Referência chega a Mogi das Cruzes

Primeira Estação Referência da CPTM (Lapa) está em operação desde janeiro

sex, 18/06/2004 - 11h54 | Do Portal do Governo

No mês de agosto deste ano devem começar as obras que tornarão Mogi das Cruzes (Linha E – Luz/Estudantes) uma nova ‘Estação Referência’ da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A previsão de término é o final de outubro.

O conceito não se refere apenas a reformas físicas, mas também a um modelo de gestão para melhorar ainda mais o atendimento aos usuários e facilitar o trabalho dos funcionários.

Na última quarta-feira, dia 16, representantes das áreas de engenharia, segurança, patrimônio, estações e gestão de qualidade realizaram a primeira visita oficial ao local. Os técnicos, engenheiros e arquitetos vistoriaram todas as áreas, verificando desde as condições gerais do prédio até a situação dos azulejos e pintura.

Para Atílio Nerilo, gerente de Gestão de Qualidade, a partir do que foi visto, será traçado um plano das necessidades. Já surgiram algumas propostas, como a inversão da cabine da bilheteria e a criação de um bicicletário. O chefe da estação, Darwin Prado, ficou encarregado de fazer um levantamento do que pode ser melhorado no local, como edificações, instalações elétricas, mudança de equipamentos, entre outros itens.

Em termos de acessibilidade, por exemplo, a estação deverá passar por reformas para alterar a inclinação de duas rampas, que atualmente estão acima das especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e a construção de um sanitário que pode ser usado por homens e mulheres portadores de deficiência, na parte inferior do prédio.

O gerente de Operação de Estações, Laércio Damasceno, disse que a visita foi ótima: ‘é muito bom ver todas as áreas integradas para fazer esse projeto e, principalmente, saber que o foco está no atendimento ao cliente’.

A primeira ‘Estação Referência’ da CPTM, a Lapa, da Linha A (Brás – Francisco Morato), está em operação desde janeiro. A próxima a ser entregue será a do Ipiranga, da Linha D (Luz – Rio Grande da Serra), que passa por reformas.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)