CPTM: Projeto de modernização na Estação Brás terá novas salas técnicas

nd

ter, 13/11/2001 - 17h37 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já colocou 48 estacas para sustentação de 14 pilares na Estação Brás. As estacas permitirão a construção das novas salas técnicas junto às plataformas de embarque. As obras estão previstas no Projeto Integração Centro que aumentará a frota de trens e demanda naquela estação.

As salas farão parte de uma única construção de dois andares, com área de cerca de 1.500 metros quadrados, e deverão estar concluídas até o final do ano. Elas abrigarão principalmente os novos equipamentos eletro-eletrônicos dos sub-sistemas de alimentação elétrica (transformador, painéis, quadros, baterias); de sinalização e controle de tráfego dos trens na região; de telecomunicações (telefonia, sonorização, cronometria, circuito fechado de TV, radiocomunicação, transmissão de dados por fibra ótica, transmissão de mensagens ao usuário) e de controle de arrecadação (bloqueios eletrônicos).

A laje de cobertura do edifício terá ainda uma alça de acesso para uma passarela que, futuramente, ligará as plataformas da Estação Brás ao mezanino da Estação do Metrô, que fica anexa.

O Projeto Integração Centro da CPTM, empresa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, permitirá a ligação ferroviária direta entre as regiões leste e oeste da cidade, com a ampliação e o aperfeiçoamento tecnológico do trecho de 7 km entre as estações Brás, Luz e Barra Funda. A readequação funcional e a restauração arquitetônica da Estação Brás e da gare da Estação da Luz (a parte da estação propriamente dita) também fazem parte do projeto.

Visite o site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.