CPTM: Projeto altera sistema de sinalização entre as estações Brás, Luz e Barra Funda

Sistema de localização dos trens nos Centros de Controles Operacionais também será modificado

seg, 15/07/2002 - 10h52 | Do Portal do Governo

O Projeto Integração Centro, que envolve as estações Brás, Luz e Barra Funda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai utilizar cerca de 130 mil metros de cabos de controle e energia, o equivalente a 65 toneladas. Além das modificações na estrutura dessas estações e nas linhas que fazem a ligação entre elas, o projeto está gerando alteração em todo o sistema de sinalização no trecho.

No total dos sete quilômetros de extensão ainda serão implantados 105 novos sinais de passagem, 50 máquinas de chave, que possibilitam que o trem faça a mudança de uma via para a outra, e construídos cinco abrigos que concentrarão equipamentos dos circuitos de via.

O sistema de localização dos trens nos Centros de Controles Operacionais (CCOs), através dos circuitos de via, também será alterado com a instalação de 35 novos equipamentos. São eles que acusam nos painéis do CCO a exata localização das composições ao longo da linha.

Após o término das obras, os CCO’s passarão, igualmente, por modernizações nos equipamentos de sinalização e energia. Atualmente, o centro de controle mais moderno é o do Brás, que servirá de modelo para a mudança do sistema da Estação da Luz.

O projeto do sistema de telecomunicação prevê a instalação de equipamentos nas estações Tatuapé, Brás, Luz e Barra Funda. Cada uma delas contará com uma nova central telefônica digital. Essas estações receberão ainda relógios digitais com sincronismo centralizado, painéis de destino de trens e sistema de som com mensagens e música ambiente pré-gravadas e pré-programadas.

Circuitos fechados de TV vão monitorar as plataformas das quatro estações e cada uma delas possuirá um sistema de controle local dos sistemas de telecomunicações. O sistema de rádio contará com a instalação de 10 consoles de operação. Alguns equipamentos serão apenas deslocados e não substituídos.