CPTM: Programa Usuário do Amanhã receberá 150 alunos de escolas públicas

Crianças e adolescentes fazem uma visita enriquecedora pelas instalações da companhia

ter, 30/08/2005 - 12h24 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 30,50 alunos da Escola Estadual Pref. Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, de Ferraz de Vasconcelos, conhecerão a companhia. Já na sexta-feira, dia 2, outra turma da escola, também formada por 50 estudantes, embarca nessa atividade extracurricular. Em ambos os casos, a saída está marcada para ocorrer às 11h, da Estação Antônio Gianetti Neto, na Linha E (Luz-Estudantes).

Na quinta-feira, dia 1º, 50 alunos da Escola Municipal Prof. Roseli Aparecida Mendes, participam da excursão. A saída será às 12h30, da Estação Itaquaquecetuba, da Linha F (Brás-Calmon Viana).

Funcionamento

Realizado semanalmente, o programa leva crianças e adolescentes para uma visita enriquecedora pelas instalações da CPTM. São centenas de estudantes que aprendem um pouco da história e funcionamento da companhia.

Durante o trajeto, os alunos têm a oportunidade de conhecer algumas estações, o CCO (Centro de Controle Operacional) do Brás e a cabine do maquinista. Além disso, participam de uma palestra, ministrada pela equipe do PUA, no interior de um trem estacionado na plataforma.

No final do percurso são distribuídos gibis, contendo histórias em quadrinhos. Coloridos e engraçados, os livrinhos prendem a atenção dos estudantes, que adquirem sem perceber noções de cidadania e saúde.

A réplica de um trem da companhia também é inserida no material, contendo o telefone da Central de Atendimento ao Usuário. Impresso em papel, o ‘brinquedinho’ deve ser cortado e montado para que ganhe forma. Os estudantes ainda levam para casa mapas com a localização das linhas e estações da empresa.

As escolas interessadas no ‘Usuário do Amanhã’ podem entrar em contato pelo e-mail: usuario.amanha@cptm.sp.gov.br, ou pelos telefones 3226-4353 ou 4354, entre 8h e 18h.

Assessoria de Imprensa da CPTM