CPTM: Programa ‘Usuário do Amanhã’ levará estudantes à Estação da Luz e a Pinacoteca

Programação começa nesta segunda-feira, dia 25

seg, 25/10/2004 - 8h40 | Do Portal do Governo

Na última semana de outubro, o programa ‘Usuário do Amanhã’, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), levará estudantes, de segunda a sexta-feira, para conhecer a ferrovia, a Estação da Luz e a Pinacoteca. As atividades são destinadas a desenvolver o respeito ao próximo e aos bens públicos e estreitar os laços com os futuros usuários do sistema. Para tanto, os jovens participam de palestra referente ao transporte sobre trilhos, conhecem a cabine do maquinista, as estações de origem e destino e fazem o percurso nos trens. Os passeios são sempre encerrados com uma visita cultural.

Nesta segunda-feira, dia 25, 50 alunos de 1ª a 4ª séries da Escola Estadual Philomena Baylão, da região central de São Paulo, sairão da Estação da Luz, às 9h30, com destino à Rio Grande da Serra, última parada da Linha D.

A estação é histórica: foi construída em 1867 pelos ingleses da São Paulo Railway, a primeira estrada de ferro paulista. No momento, o telhado passa por reformas que não deverão alterar as características originais do prédio. Também receberão informações sobre o município e suas oportunidades de turismo ecológico, acampamentos, lazer e cultura.

Na terça-feira (26/10), a Escola Municipal de Educação Infantil Neyde Guzzi de Chiachio comparecerá com 105 estudantes de pré-escola. O grupo partirá às 13h15 da Estação Lapa da Linha A (Luz-Francisco Morato) em direção à Luz, de onde sairá para conhecer o Parque da Luz.

Na quarta-feira (27/10), a mesma escola, com 94 crianças, cumpre novamente o roteiro, desta vez na parte da manhã, com partida às 9h30.

Já a Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro participará na quinta e sexta (28 e 29/10), com 50 jovens em cada dia, de 5ª e 6ª séries. A partida está marcada para 11h10 da Estação Jundiapeba na Linha E (Luz-Estudantes). Da Estação da Luz eles irão conhecer o acervo da Pinacoteca do Estado.

As escolas interessadas no ‘Usuário do Amanhã’ podem entrar em contato por meio do e-mail: usuariodoamanha@cptm.sp.gov.br, ou pelos telefones: 3613-6133/6097/6123, entre 8h e17h30.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM