CPTM: Programa “Usuário do Amanhã” é mais um aliado contra o vandalismo

Programa já conta com o cadastro de 345 instituições

qua, 24/12/2003 - 11h38 | Do Portal do Governo

Um dos aliados mais importantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contra o vandalismo, o Programa “Usuário do Amanhã”, encerra o ano com a participação de mais de 4.500 crianças e adolescentes da Grande São Paulo.

Em 2003, 44 instituições, entre escolas, entidades assistenciais, associações comunitárias e outros grupos organizados, visitaram as seis linhas da CPTM. A região que registrou a maior participação foi a Linha E (Brás–Calmon Viana), com 38 visitas. O programa já conta com o cadastro de 345 instituições, considerando que mais de 50% desse total – 177 – se inscreveram em 2003.

Para janeiro do ano que vem, já está confirmada a parceria com o Projeto Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal de Educação. São esperadas sete escolas, em 12 dias de programação. Na primeira quinzena de fevereiro de 2004, uma parceria com o Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado deverá incrementar as visitas realizadas com as pessoas com limitações sensoriais, físicas ou mentais. A intenção é agendar as visitas com as equipes especializadas da Pinacoteca para facilitar a compreensão do acervo por esse público específico.

Desde 1987, mais de 100 mil crianças e adolescentes de toda a Grande São Paulo já passaram pelo Programa “Usuário do Amanhã”, cuja finalidade é despertar a cidadania para o uso correto uso do transporte ferroviário.

A programação é realizada em uma das seis linhas da CPTM, a que estiver mais próxima da escola ou entidade inscrita. Em um dia, previamente marcado, os jovens participam de viagens de trens, visitas aos CCO´s (Centros de Controle Operacionais) e visitas combinadas à Pinacoteca, que fica ao lado da Estação da Luz.

Também são realizadas palestras educativas sobre o funcionamento do sistema ferroviário e seus equipamentos, oportunidades em que os alunos discutem a importância da conservação dos trens, da manutenção das condições de limpeza, respeito aos assentos preferenciais, às normas da empresa, entre outros.

Durante as visitas, os monitores da CPTM, que acompanham as turmas, chamam atenção para cada detalhe: os cuidados no embarque e desembarque, como acessar os bloqueios, acionar a segurança, manter a limpeza e conservar o patrimônio que também pertence à população.

Podem participar escolas, entidades assistenciais, associações comunitárias e outros grupos organizados. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3613-6133/6097.