CPTM: Programa Usuário do Amanhã diverte e educa crianças e adolescentes

Iniciativa conscientiza futuros usuários sobre a importância do sistema ferroviário metropolitano

qua, 20/04/2005 - 11h09 | Do Portal do Governo

Noções de cidadania, segurança e um pouco da rotina que permeia o sistema ferroviário. Esses e outros aspectos podem ser conferidos pelas crianças e adolescentes que participam do programa ‘Usuário do Amanhã’ (PUA), promovido todas as semanas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O projeto foi concebido para educar e conscientizar os futuros usuários, aposta que a empresa faz até mesmo para evitar atos de vandalismo. É nesse espírito que a garotada deixa a sala de aula e segue para longe da escola, rumo a uma interessante viagem pela ferrovia.

Segundo Edvane Coelho, coordenadora do PUA, ‘o objetivo é que de imediato a moçada interfira junto à família, repassando para eles o que absorvem de informação. E no dia de amanhã, possam se comportar de forma mais adequada e responsável’.

A inusitada lição sempre tem início em uma das estações da companhia, com direito a um vagão inteiro reservado só para a meninada e os respectivos monitores. Cheios de energia e animados com os elementos que vão se descortinando ao longo do caminho, essa turma normalmente se encanta com o mundo sob trilhos, que os deixa com os olhinhos brilhando…

Aline de Oliveira Marques, 12 anos, era uma das crianças que fazia questão de comentar sua surpresa ao participar do programa na última quinta-feira (14/4). Aluna da Escola Estadual Leônidas Paiva, do Tucuruvi, ela dizia: ‘eu nunca tinha andado de trem e achei super legal’.

Composta por 40 jovens, a turma de Aline saiu da Estação da Luz, em direção à Barra Funda. A viagem durou quase meia hora, mas o passeio não terminou aí. No local, partiram para outra jornada: conhecer um dos pontos culturais e turísticos mais relevantes da capital, que fica bem próximo – o Memorial da América Latina.

E assim, a aula que começou lá na estação de trem avançou por outros terrenos… ‘Além das instalações da CPTM, a garotada também tem a oportunidade de conhecer pontos culturais da cidade, aprendendo como é importante preservá-los’, explica Edivane.

Maquete

Poucos do grupo já tinham ido ao Memorial. No local, puderam visitar suas instalações e, ainda, aproveitar uma atividade especialmente desenvolvida para eles: participar da construção de uma maquete de São Paulo, peça que retrata os marcos históricos da capital, região metropolitana e as próprias estações da empresa. No final do projeto, será montada como um quebra-cabeça.

Para Sérgio Mancini, artista plástico responsável pelo trabalho, o Memorial seria o coração dessa maquete. ‘E, a partir dela, por meio das linhas de trem da CPTM, vamos conhecer os ícones históricos emblemáticos’, complementa, explicando que cada criança colabora do seu jeito e, assim, sentem-se livres para colorir a cidade da maneira que acham mais bonito.

Foi essa a impressão compartilhada por Verusca Santiago, 12 anos. ‘Achei o Memorial da América Latina muito bonito. Gostei de pintar a maquete e aprendi bastante com o programa da CPTM’, disse a estudante.

Programação

Na terça-feira (26/4), a Escola Municipal Ione Gonçalves de Oliveira de Conti, localizada em Guarulhos, levará 30 alunos para participar do PUA. A saída está agendada para 9h30, partindo da Estação da Luz.

No dia 27 de abril será a vez de 30 alunos da Escola Municipal Aníbal Freire, de Imperatriz Leopoldina. A saída ocorrerá às 8h45, da Estação Imperatriz Leopoldina, situada na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi).

Já na quinta-feira (28/04), a Escola Municipal Ione Gonçalves de Oliveira de Conti volta a levar seus estudantes: outro grupo 30 alunos. A partida ocorrerá às 9h30, da Estação da Luz.

Finalizando as atividades do mês, 30 alunos da Escola Estadual Pedro Taques, de Guaianazes, têm visita agendada na sexta-feira (29/4). O ponto de partida será a Estação da Luz, às 9h35.

As escolas interessadas no ‘Usuário do Amanhã’ podem entrar em contato pelo e-mail: usuariodoamanha@cptm.sp.gov.br, ou pelos telefones (11) 3226-4353 / 4354, entre 8h e 18h.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa

(LRK)